O menino grapiúna

No sul da Bahia, o menino Jorge Amado testemunhou o nascimento de cidades, as guerras pela posse da terra, o florescimento de uma cultura e de uma mitologia. Nesse mundo rude conturbado, de muita vitalidade e quase sem lei, forjaram-se a sensibilidade e os valores do futuro escritor. Esse processo de formação, entre jagunços, coronéis, malandros e prostitutas que serviriam de modelo a muitas de suas criações literárias, o autor evoca aqui com as cores vivas e o humor caloroso a que estão habituados seus leitores. São personagens inesquecíveis, como o aventureiro tio Álvaro Amado, que o levava às mesas de jogatina e aos bordéis; o jagunço José Nique e o padre Cabral, que apresentou ao pequeno Jorge as Viagens de Gulliver e os livros de Charles Dickens. Jorge Amado também adquiriu nesses primeiros anos seu inquebrantável amor pela liberdade, sobretudo quando se viu privado dela, ao ser enviado a um internato jesuíta. Não por acaso, estas breves memórias se encerram com a fuga espetacular do internato: “Fugi no início do terceiro ano, atravessei o sertão da Bahia no rumo de Sergipe, iniciando minhas universidades”. O aprendizado elementar da vida já estava completo, e é ele que Jorge resgata neste livro encantador, publicado originalmente em 1981.Este e-book não contém as imagens presentes na edição impressa.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "O menino grapiúna" de Jorge Amado. É uma história sobre uma criança índia que vive na aldeia de seu povo na região do Camamu, ao lado de uma floresta tropical. A história conta sobre como um menino índio, Grapiúna, aprende com seus antepassados, os costumes e as tradições de seu povo. O livro é uma ótima oportunidade para conhecer o universo dos Índios, assim como a cultura e os costumes dos povos ancestrais. Além disso, é uma ótima maneira de nos conectar com a natureza e nos lembrar do quanto somos dependentes dela.

A escrita de Jorge Amado é profunda e transporta o leitor para o mundo dos Índios. Ele traz as crenças e rituais de uma cultura antiga de forma realista e memorável. A história de Grapiúna é repleta de alguns dos mais belos ensinamentos que não só ensinam sobre a importância da família e da comunidade, mas também sobre aceitação, amor e respeito. É uma ótima oportunidade para aprender sobre costumes indígenas e para compreender melhor as crenças espirituais de um povo ancestral.

O livro é também uma jornada de autoconhecimento. Grapiúna é uma criança que aprende sobre si mesmo e seu lugar no universo. Ele ensina às crianças que tudo que nos rodeia é importante e tem um significado. É uma maneira de mostrar aos leitores que devemos sempre nos conectar com a natureza, pois é ela quem nos dá o equilíbrio necessário para a vida.

No geral, "O menino grapiúna" é uma história inesquecível e encantadora. É um livro que ensina lições valiosas e incentiva a busca pelo autoconhecimento. É uma ótima maneira de se conectar com a natureza e aprender sobre os costumes ancestrais dos Índios. Portanto, recomendo fortemente este livro para todos aqueles que querem aprender sobre a cultura e as tradições deste povo.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O menino grapiúna sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.