O Lugar do Contestado na História do Brasil

Qual o lugar do Contestado na história do Brasil? Como se inscreveuna memória histórica e nacional? Tais questões foram debatidascom colegas que pesquisam movimentos populares que, de algumaforma, estão conectados com a luta dos fiéis da irmandade de SãoJoão Maria, tais como Mückers, Canudos, Caldeirão, Pau de Colher,dentre outros. Também não poderia ficar restrita ao campo dos(as)profissionais da história. Sociologia, educação, artes, antropologiae filosofia foram áreas mobilizadas para debater aspectos desseconflito agrário que agitou a república brasileira no início do séculoXX. Merecem destaque estudos de professores e professorasda rede básica de ensino que, vivendo na região que foi palco doconflito, enfrentam diariamente os desafios de ensinar a história doContestado. Este livro consolida décadas de trabalho, apresentandocontribuições inéditas, na tentativa de fazer justiça à memória de umdos movimentos mais potentes da nossa história recente.Leia mais

Resenha:

O livro "O Lugar do Contestado na História do Brasil", de Márcia Janete Espig, oferece um retrato único da história do Brasil que não é bem conhecido ou discutido com freqüência. O livro traz à tona o que poderia ser considerado o maior massacre de indígenas na história do Brasil, o massacre do Contestado. Espig fornece detalhes impactantes das atrocidades, do impacto que teve sobre as comunidades indígenas e do que está sendo feito para restaurar a memória e honrar as vítimas. O livro também aborda questões importantes sobre a colonização brasileira e sobre como as minorias foram discriminadas.

É um livro obrigatório para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a história do Brasil. Os leitores descobrirão como o massacre do Contestado destruiu vidas e comunidades indígenas, assim como a importância deste evento para a compreensão da história do Brasil. O livro também oferece informações sobre a discriminação e marginalização que as comunidades indígenas enfrentam até hoje e como o governo brasileiro está tomando medidas para restaurar a memória e promover a justiça social.

A narrativa do livro é envolvente e bem escrita, o que permite que o leitor adentre a história e a conheça de um modo profundo. Os detalhes, especialmente os relacionados ao massacre do Contestado, são descritos de forma emocionante e emocionante. O livro também oferece uma reflexão profunda sobre a colonização brasileira e as questões de direitos humanos e justiça social que ainda se aplicam ao país.

Recomendo vivamente "O Lugar do Contestado na História do Brasil", de Márcia Janete Espig, para todos os interessados na história do Brasil e para aqueles que querem entender melhor a luta das minorias para obter direitos e reconhecimento. O livro é envolvente, informativo e oferece uma visão única da história brasileira.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O Lugar do Contestado na História do Brasil sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.