Review: "O Intersubjetivismo na Construção de Sentido das Normas Jurídicas"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro "O Intersubjetivismo na Construção de Sentido das Normas Jurídicas", de André Trapani Costa Possignolo. O livro oferece uma análise profunda sobre o intersubjetivismo e suas implicações na interpretação das normas jurídicas. Possignolo faz uma abordagem crítica para examinar tanto a teoria como a prática da interpretação jurídica e aborda questões fundamentais como: qual é a função das normas jurídicas, como elas são interpretadas e aplicadas, como o direito é feito e como são construídos os sentidos a partir delas?

O livro examina como o intersubjetivismo tem sido aplicado na interpretação das normas jurídicas, abordando os três principais princípios: a interpretação de acordo com a intenção do legislador, a interpretação de acordo com a intenção dos juízes e a interpretação de acordo com a intenção dos intérpretes. Possignolo ilustra claramente como cada princípio pode ser aplicado e como cada um pode contribuir para a construção de sentido das normas jurídicas. Ele também aponta para algumas das limitações dessas abordagens e destaca suas implicações na prática. Por fim, o autor propõe um modelo de interpretação intersubjetivo, que ele argumenta ser mais adequado para a interpretação e aplicação das normas jurídicas.

Esta obra é uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em direito ou em teoria jurídica. O livro oferece uma análise profunda e aprofundada sobre o intersubjetivismo e suas implicações na interpretação e aplicação das normas jurídicas. A obra de Possignolo é uma leitura obrigatória para quem procura compreender as complexidades da interpretação jurídica e desenvolver uma compreensão mais profunda das normas jurídicas.

Portanto, eu recomendo o livro "O Intersubjetivismo na Construção de Sentido das Normas Jurídicas", de André Trapani Costa Possignolo. É uma leitura obrigatória para quem procura compreender as complexidades da interpretação jurídica e desenvolver uma compreensão mais profunda das normas jurídicas. É uma obra de referência que oferece um olhar crítico sobre a teoria e a prática da interpretação jurídica. Recomendo fortemente.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro O Intersubjetivismo na Construção de Sentido das Normas Jurídicas sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

A decisão judicial nunca esteve tão em evidência quanto nesse atual modelo de constitucionalismo, pois, quando interpreta a Constituição e as leis, o juiz influencia não apenas a vida das partes, mas, a sociedade como um todo. Por isso a importância de refletir sobre a decisão judicial, em especial sobre o interpretar do texto normativo que, de fato, cria o sentido das normas jurídicas. Pensando nisso, esse livro se ocupa com a forma como o juiz alcança o sentido do texto normativo, ou seja, como chega à própria norma jurídica. Compreende-se que existem três formas básicas de se fundamentar uma decisão judicial: (1) objetivamente, de modo que a função do juiz é desvendar a resposta correta que deve ser aplicada ao caso concreto e a qual, dentro daquelas circunstâncias, qualquer juiz deveria chegar; (2) subjetivamente, de modo que a função do juiz é utilizar seus próprios conhecimentos e conceitos para construir a resposta ao caso, imprimindo na decisão suas percepções pessoais da norma jurídica; e (3) intersubjetivamente, de modo que a função do juiz é construir a decisão por meio de diálogo com outros conhecimentos sobre a norma jurídica para extrair uma concepção que não é a sua pessoal, mas também que não é um sentido já existente de forma objetiva no texto, cabendo ao juiz apenas descobri-lo. Dentro disso, o texto procede um estudo tanto a partir do que autores da teoria do direito já produziram sobre a decisão, quanto das discussões existentes na epistemologia, sobre as formas de se conhecer o mundo. Apesar da facilidade em demonstrar os problemas do objetivismo e do subjetivismo, amplamente presentes na discussão da teoria do direito, foi possível, contudo, perceber que a própria construção intersubjetiva do sentido das normas jurídicas apresenta obstáculos, alguns insuperáveis, pois a própria subjetividade não pode e a objetividade não deve ser totalmente abandonadas. O fato de a discussão não permitir colocar qualquer uma das três categorias, objetiva, subjetiva e intersubjetiva, como a ideal é, talvez, o grande mérito do trabalho, pois a partir do conhecimento dessa impossibilidade e seus motivos, ficam claros quais são os problemas que devem ser enfrentados na construção de uma teoria da decisão judicial.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro O Intersubjetivismo na Construção de Sentido das Normas Jurídicas.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre O Intersubjetivismo na Construção de Sentido das Normas Jurídicas.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Direito e outros títulos similares à O Intersubjetivismo na Construção de Sentido das Normas Jurídicas