Review: "O inscritor e o socius: a literatura “psicanalítica” no Brasil atual"
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Rogério Mattos apresenta uma obra magnífica com seu livro "O inscritor e o socius: a literatura psicanalítica no Brasil atual". O livro fornece uma discussão aprofundada sobre o papel da literatura psicanalítica no Brasil. Mattos aborda desde a história da literatura psicanalítica, até as questões mais atuais, como a crítica social. Ele examina as facetas culturais, psicológicas e sociais da literatura. Mattos também analisa como os escritores e autores brasileiros usam a literatura para criar narrativas poderosas sobre o mundo em que vivemos. Além disso, discute também a influência dos meios de comunicação, assim como como a literatura tem afetado o pensamento brasileiro. Ele ainda explora como a psicanálise pode ajudar as pessoas a se relacionarem melhor com o mundo ao redor delas. Com suas análises, o autor nos oferece um retrato interessante da literatura brasileira, bem como uma exploração inovadora do lado psicanalítico da literatura.
O "O inscritor e o socius: a literatura psicanalítica no Brasil atual" de Rogério Mattos é uma leitura excelente para todos aqueles interessados na literatura brasileira. Os leitores verão um lado diferente da literatura, que é aprofundado de forma única por Mattos. Ele oferece análises profundas e exemplos significativos para apoiar suas argumentações. Além disso, o autor usa seu conhecimento da literatura para oferecer uma crítica social relevante. O livro também oferece insights úteis para aqueles que querem explorar mais a fundo a literatura brasileira e seus temas relacionados.
Recomendo fortemente "O inscritor e o socius: a literatura psicanalítica no Brasil atual" de Rogério Mattos para aqueles que estão interessados na literatura brasileira. Mattos fornece uma visão fascinante sobre a literatura psicanalítica, bem como análises profundas e críticas sociais relevantes. Além disso, o livro é escrito de forma acessível e fluida, tornando-o fácil de ler. É uma leitura excelente para aqueles que querem explorar a literatura brasileira mais a fundo.
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É a idade do cinismo, que vem acompanhada de uma estranha piedade, junto a um frenético “produzir por produzir”. Produzir para “jogar fora”, produzir para falar que você não presta (e a quem interessa esse “você”?), produzir para fazer auto-análise e ganhar dinheiro e status com isso. Esta é uma das modalidades do “teatro da crueldade” que Deleuze e Guattari colocam como o início da produção no socius, mas que na verdade o perpassa de ponta a ponta, potencializando-se com a difusão do princípio oligárquico. Sem a crueldade, sem o instinto de crueldade não se chega a grau tão elevado de sofisticação produtiva, de cinismo, da estranha piedade aprendida no culto ainda que velado a Zeus, ao deus barbudo, ao Panóptico – não importa. “Reúnem-se, retomam-se todas as crenças em nome da estrutura do inconsciente: somos ainda piedosos. Por toda parte o grande jogo do significante simbólico que se encarna nos significados do imaginário – Édipo como metáfora universal”. Os autores da França parafraseiam Marx ao afirmarem que o capitalismo só sobrevive na medida em que pode criticar a si próprio, em que a história universal passa a ser contingente, “singular, irônica, crítica”. “Codificar o desejo – e o medo, a angústia dos fluxos descodificados – é próprio do socius.
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