
O Índio cor-de-rosa
São tocantes as passagens sobre o protagonismo de Nutels na criação e comando do SUSA (Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas), levando aparatos básicos da medicina para populações de difícil acesso, e no tratamento dos índios no Parque do Xingu, que ajudou a fundar, e outras áreas do interior do Brasil. O livro traz também histórias da convivência de Nutels com os irmãos Villas- Bôas e Darcy Ribeiro, com quem lutou pelos direitos indígenas; Rubem Braga, Ariano Suassuna e Ascenso Ferreira, companheiros de juventude no Recife; Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek entre outros.
Com coordenação de André Seffrin e texto de apresentação de Eliezer Moreira, O índio cor-de-rosa tem um texto do próprio Nutels, intitulado “Noel por Noel”, que corresponde a um fragmento de suas memórias inacabadas. Esta edição conta com um caderno de fotos que retratam a trajetória de Noel Nutels, desde o curso de Medicina no Recife, passando por seu cotidiano de trabalho pela melhoria da saúde e outros momentos marcantes da vida desse incansável e dedicado médico.
Resenha:
Recomendo o livro "O Índio Cor-de-rosa", de Orígenes Lessa, para quem busca uma leitura divertida, comovente e que nos ensina sobre as diferenças entre povos. O livro segue a jornada de Moacir, um índio Cor-de-rosa que busca entender o mundo dos brancos e, ao mesmo tempo, tentar preservar suas raízes.
O livro foi escrito de forma fluida e não cansativa. A narrativa tem um ritmo agradável, o que contribui para o bom desenvolvimento da história. O autor consegue abordar de forma profunda e ao mesmo tempo divertida o tema da descoberta de novas culturas e do choque entre diferentes formas de vida.
O enredo é muito interessante e nos faz refletir sobre diversos assuntos. A escrita é um deleite, e a edição tem vários detalhes gráficos que contribuem para uma leitura envolvente. A cada capítulo, nos vemos embalados por aventuras, surpresas e ilustrações únicas.
O livro aborda também questões de identidade, igualdade, diversidade e empatia. Ele nos ajuda a refletir sobre o que significa ser um povo único e diferente. O livro nos ensina a respeitar e a valorizar as diferenças entre culturas, bem como as nossas próprias diferenças.
Indiscutivelmente, é um livro incrível. A história é conmovente e divertida, e o enredo nos leva à reflexão. A escrita é fluida, e as ilustrações são lindas. Com certeza, é uma recomendação para todos aqueles que buscam uma boa leitura.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O Índio cor-de-rosa sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.