Review: "O filósofo e a politica"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Recomendo o livro “O filósofo e a política”, de Norberto Bobbio, para todos aqueles que se interessam por compreender melhor as relações entre filosofia e política. Nele, Bobbio analisa as principais correntes de pensamento de filósofos como Platão, Aristóteles, Machiavelli, Hobbes, Rousseau, entre outros. Ele mostra como as contribuições destes pensadores ao longo da história trouxeram maior clareza ao entendimento e à aplicação do pensamento político.

O livro também examina o papel que o direito e a economia desempenham nas estruturas políticas modernas, bem como o significado e a importância das liberdades individuais. Além disso, Bobbio apresenta sua própria teoria de como uma sociedade ideal deveria ser governada. Ele se diferencia das principais escolas de pensamento político ao defender uma democracia moderada, em que a liberdade individual é assegurada e, ao mesmo tempo, há a participação dos cidadãos no processo decisório.

Este livro é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam entender melhor as relações entre filosofia e política. É ainda mais importante para os estudantes de ciência política, que devem ter conhecimento das principais correntes de pensamento e dos fundamentos teóricos da política moderna.

Eu recomendo “O filósofo e a política” de Norberto Bobbio a todos aqueles que buscam uma visão mais ampla e profunda sobre o papel da filosofia na política. O livro oferece uma abordagem clara e precisa das principais correntes de pensamento político e da importância de uma democracia saudável para a manutenção de direitos individuais.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro O filósofo e a politica sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

“Não hesito em afirmar que uma antologia tão ampla de meus escritos nunca foi publicada sequer na Itália.” Assim se refere Norberto Bobbio a este livro, resultado de cuidadoso trabalho de um discípulo seu, José Fernández Santillán, que assina o longo estudo introdutório. Nascido em 1909, em Turim, Bobbio foi um dos mais destacados intelectuais militantes do século XX. Graduou-se em direito em 1931 com uma tese intitulada “Filosofia e dogmática do direito”. Em 1933 obteve outra licenciatura, agora em filosofia, com o trabalho “A filosofia de Edmund Husserl”. Lecionou nas universidades de Camerino, Siena e Pádua antes de tornar-se, em 1948, titular da cátedra de filosofia do direito na Universidade de Turim. Em 1972, transferiu-se para a Faculdade de Ciências Políticas da mesma instituição. Em paralelo à vida acadêmica, foi um observador participante de todos os eventos que marcaram o século. Viu a ascensão do nazi-fascismo, alistou-se na Resistência, combateu na Segunda Guerra Mundial, assistiu ao início da era atômica e da Guerra Fria, testemunhou o fim da União Soviética e refletiu intensamente, já nos anos de velhice, sobre os rumos da civilização contemporânea. As relações entre política e cultura, a posição dos intelectuais em relação ao poder, a dicotomia entre sociedade civil e Estado, a teoria das formas de governo, a formação do Estado moderno e os processos de mudança política foram temas permanentes em sua vastíssima produção intelectual.
Publicou mais de duzentos livros, sozinho ou em colaboração. Entre os mais famosos estão “A teoria da ciência jurídica” (1950), “A teoria da norma jurídica” (1958), “A teoria da ordem jurídica” (1960) e “O positivismo jurídico” (1961), surgidos de seus cursos. Outros nasceram de compilações de ensaios, como “Jusnaturalismo e positivismo jurídico” (1967), “Estudos para uma teoria geral do direito” (1970) e “Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito” (1977). Sempre escreveu dialogando com os clássicos, especialmente Hobbes, Kant, Hegel, Marx, Weber e Kelsen, cujas obras conhece profundamente.
Ao longo de décadas, coerentemente, Bobbio enfatizou a importância da democracia, dos direitos individuais e da lei. Defendeu a concepção relativista da verdade, o espírito de tolerância, a recusa ao fanatismo, o respeito às minorias e a pluralidade. Mas nunca negou sua condição de homem de esquerda, adepto de mudanças e crítico das desigualdades, buscando encontrar um terceiro caminho entre o bloco comunista e o mundo capitalista. Tal caminho teria de combinar teses marxistas e teses liberais. Justamente por isso, envolveu-se em muitas polêmicas, mas obteve o respeito unânime dos seus interlocutores, que, sem exceção, consideram-no um dos maiores intelectuais do século XX.
César Benjamin

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro O filósofo e a politica.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre O filósofo e a politica.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à O filósofo e a politica