O Ensino de História

O presente livro é uma coletânea de artigos produzidos na época de acadêmico de graduação no Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI, aonde cursei Licenciatura Plena em História, entre os anos de 2011 a 2013, nesta Instituição de ensino superior a prática de atividades de pesquisa é bastante influenciada e a partir de tais estudos gerou os artigos presentes nesta obra.O tema escolhido “Ensino de História: Perspectivas e Práticas” ocorreu pelo fato de nesta obra buscar-se salientar algumas perspectivas ao ensino da História, além de demonstrarmos alguns resultados de práticas desenvolvidas no ensino da disciplina em escolas públicas do Estado do Amazonas.A obra proposta e composta de oito artigos que tratam de algumas possibilidades para tornar as aulas e o ensino de História mais agradáveis, diante disso, o aprendizado dos alunos menos enfadonho e mais prazeroso.O primeiro estilos de aprendizagem no processo didático-pedagógico da disciplina História. O objetivo desse texto é analisar como a teoria dos estilos de aprendizagem pode contribuir no ensino e na aprendizagem da disciplina de história.O segundo artigo tem como tema “O uso de objetos virtuais de aprendizagem no processo didático pedagógico da disciplina de História do Brasil”. O seu objetivo geral é analisar como os objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir como materiais didáticos pedagógicos no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de História do Brasil, além de mostrar as relações da informática com a educação e compreender como são produzidos os objetos virtuais de aprendizagem. O terceiro artigo “As estratégias de ensino de História moderna: o uso do cinema” possui o objetivo principal de demonstrar como o uso do filme pode funcionar em sala de aula como estratégia de ensino. O quarto artigo aborda “A prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental” tem como objetivo analisar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula no Ensino Fundamental, evidenciando o uso das imagens como suporte didático pedagógico.O quinto artigo “Recursos didáticos utilizados no ensino de História: Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy (Ensino Médio-EJA.)”. Em que os recursos didáticos são materiais que auxiliam os professores no ensino, e ajudam os alunos na aprendizagem, estes são de extrema importância na aquisição e mediação de conhecimentos. Tem como objetivo Geral: Analisar como os professores utilizam os recursos didáticos no Ensino de História no Ensino Médio.O sexto artigo trata da seguinte temática: “Inserção e Participação das Mulheres na História: Como o professor trabalha a questão” objetiva-se identificar como os professores trabalham em sala de aula a inserção e participação do feminino no componente curricular de História. O sétimo artigo é uma proposta de análise da representação e do discurso sobre o feminino presente no livro didático da 9ª série do ensino fundamental utilizado na Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós. O nosso objetivo geral é analisar a representação e o discurso sobre o feminino.O oitavo artigo O tema de nossa pesquisa será “A condição do feminino na Pré-História”, ou seja, este está articulado com nossa fundamentação e abordagem teórica. A nossa área de concentração é História das Mulheres e Relações de Gênero, onde temos como pretensão compreender a como as mulheres exerceram suas funções de sujeitos sócios históricos que são ao longo da Pré-História. O objetivo geral é analisar como homens e mulheres viveram e vivenciaram suas relações sociais e de produção ao longo da Pré-História.Em fim não pretende-se nestas páginas que seguem esgotar tais assuntos e temas abordados apenas lançar discussões e propostas de perspectivas e das várias práticas que o ensino da disciplina de História pode nos proporcionar.

Resenha:

Recomendo o livro O Ensino de História de Daniel de Lima como uma leitura obrigatória para aqueles interessados ​​em aprender os fundamentos da disciplina e como o ensino de História pode ser aplicado na sala de aula. O livro fornece um panorama abrangente sobre os princípios básicos do ensino de História e aborda os desafios enfrentados pelos professores hoje, além de explicar de maneira clara e direta como eles devem abordar o ensino de História. As discussões sobre as diferentes abordagens que os professores podem usar no ensino da disciplina são muito úteis e fornecem uma base sólida para a compreensão dos tópicos relacionados à educação histórica. Ao abordar a importância de se envolver com a cultura local, o livro também oferece conselhos práticos sobre como os professores podem ter sucesso na sala de aula. Além disso, o livro fornece informações detalhadas sobre como os professores podem usar métodos modernos e inovadores para ajudar os alunos a desenvolver habilidades históricas. O livro também inclui exemplos de atividades de ensino efetivas que podem ser usadas para ensinar História de maneira efetiva. Finalmente, o livro também oferece conselhos sobre como se preparar para o ensino de História e como administrar a disciplina de maneira eficaz. Portanto, recomendo O Ensino de História de Daniel de Lima como uma excelente ferramenta para os educadores interessados ​​em fortalecer seus conhecimentos e habilidades na área da Educação Histórica.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O Ensino de História sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.