O design como storytelling

O bom design, como o bom storytelling, dá vida às ideias. Mas será que os designers conhecem bem os mecanismos narrativos que dão vida às nossas criações? É possível que já estejamos usando alguns desses mecanismos mesmo sem saber? Que outras técnicas as ferramentas de storytelling podem nos dar para que o resultado do nosso trabalho fale diretamente ao coração de seus usuários? Este livro é um manual que trata justamente desses recursos e estratégias, para ensinar você a aplicar técnicas narrativas à criação de gráficos, produtos, serviços e experiências. Na hora de planejar o design de um aplicativo digital ou de uma publicação cheia de dados, os designers convidam o usuário a entrar e explorar uma cena. Para criar um design de publicações, marcas ou pontos de venda que atraia e fascine, é preciso empregar estratégias de comunicação que guiem o usuário ao longo de uma jornada transformadora. Com este livro, Ellen Lupton revela como funcionam essas dinâmicas e a percepção visual de um ponto de vista narrativo. A partir de dezenas de ferramentas e conceitos explicados de forma vívida e visual, este livro ajudará qualquer profissional de design a compreender, manipular e ampliar o poder narrativo de seu trabalho. Ato 1. Ação > Descubra os padrões narrativos que dão suporte às histórias, como o arco narrativo ou a jornada do herói, e aprenda a aplicar esses padrões na relação que os usuários estabelecem com produtos e serviços. Ato 2. Emoção > Entenda a conexão entre o design e nossos sentimentos e humores. A jornada emocional de um usuário pode ir da irritação ao êxtase, e você pode acompanhar essa jornada. Ato 3. Sensacão > Conheça a importância da percepção e da cognição, processos ativos e transformadores que atuam como chaves. Explore os estímulos inspirados nos princípios da psicologia Gestalt ou o conceito de affordance. Rescaldo > Seu projeto ilustra bem uma ação? Inclui um chamado à ação? Você desenvolveu empatia com usuários em potencial? Você incentiva o usuário a se engajar de forma ativa e criativa? Vamos dar-lhe ferramentas para fazer isso!

Resenha:

O Design como Storytelling, de Ellen Lupton, é um livro que trata de arte e de narrativas visuais, tornando-se uma referência obrigatória para os estudantes e profissionais da área.

O livro se divide em três partes, bem definidas: primeiro, o autor aborda o design como um meio de contar histórias; em seguida, faz um breve histórico do design gráfico; e, finalmente, ele dá alguns conselhos práticos sobre como usar o design para contar histórias.

O que torna o Design como Storytelling tão precioso é seu poder de envolver o leitor e ajudá-lo a compreender a complexidade da história por trás do design gráfico. Lupton aborda todos os aspectos do design, desde conceitos básicos como tipografia e composição até a criação de gráficos e ilustrações estáticas.

É um livro que contém exemplos práticos de como criar narrativas visuais com o design e uma boa base de conhecimento sobre assuntos como a participação ativa dos usuários na criação de narrativas visuais.

O Design como Storytelling é recomendado para todos os interessados em design gráfico e storytelling. É uma leitura fascinante que oferece aos leitores um conhecimento profundo, mostrando-lhes como usar o design para contar histórias. É um livro essencial para todos os profissionais da área e estudantes que querem aprender mais sobre design gráfico e narrativa visual.

Este livro realmente contribui para expandir o conhecimento sobre narrativas visuais e design gráfico e é uma leitura obrigatória para todos que pretendem se especializar nesta área.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O design como storytelling sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.