Review: "O Consenso em Jürgen Habermas e o Dissenso em Jean François Lyotard como Narrativa de Legitimação do Conhecimento Científico: Em Busca de um diálogo epistemológico intercultural"

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Livro "O Consenso em Jürgen Habermas e o Dissenso em Jean François Lyotard como Narrativa de Legitimação do Conhecimento Científico: Em Busca de um diálogo epistemológico intercultural", de Tiago Tendai Chingore, é uma leitura extremamente interessante para quem está em busca de um diálogo epistemológico intercultural.

O livro aborda, de maneira clara e objetiva, a narrativa de legitimação do conhecimento científico proposta por Habermas e Lyotard, discutindo as suas principais ideias ao longo do livro. O autor fornece uma análise profunda e bem fundamentada das perspectivas epistemológicas de ambos os pensadores, discutindo de maneira acessível e convincente as suas principais ideias.

Além disso, o autor também consegue estabelecer um diálogo entre os pensamentos de ambos, discutindo seus pontos de vista de uma maneira abrangente. Desta forma, o leitor pode ter uma compreensão mais profunda e abrangente do assunto.

Em suma, este livro é uma leitura obrigatória para aqueles que estão interessados em discutir o assunto em questão. O autor consegue abordar o tema de uma forma clara e objetiva, fornecendo uma análise profunda e bem fundamentada das perspectivas epistemológicas de ambos os pensadores. Além disso, estabelece um diálogo entre eles, discutindo seus pontos de vista de uma forma abrangente, fornecendo ao leitor uma compreensão mais profunda e abrangente do assunto.

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O presente livro pretende debater e demonstrar as duas visões epistemológicas sobre o conhecimento filosófico, partindo da análise habermasiana da interação e lyotardiana do problema da legitimação do saber. O objectivo central é confrontar as duas teorias filosóficas sobre a interacção e legitimidade do conhecimento filosófico, procurando encontrar de certa forma os pontos comuns que permitam fazer delas uma base de sustentação teórica e prática para uma reflexão epistemológica. O século XXI atravessa uma época caracterizada pela falência das grandes narrativas legitimadoras e, portanto, das certezas a todos os níveis, político, económico, ideológico e religioso que é geradora de desconfiança e insegurança que, muitas vezes, é interpretada como resultado da decadência dos ideais da modernidade, ou seja, do seu desajuste na compreensão humana. O rótulo pós-moderno aplica-se a diversos movimentos ou perspectivas de pensamento, tornando a definição do termo cada vez mais difícil e incerta. Os defensores do iluminismo enquanto projecto inacabado defendiam um grande potencial redentor na modernidade, digno de ser articulado e perseguido. Nesse sentido, aqui utilizaremos os termos “consenso” e “dissenso” como elementos de chegada das duas teorias epistemológicas. Na modernidade veem-se essa defesa como a mais ou a grandiosa narrativa de metafísica, sendo o consenso um dos lemas candentes e que tem de se sujeitar a semelhante questionamento radical. Lyotard crê que o consenso é uma obsoleta construção teórica moderna e, de modo algum, deve-se constituir fim de um discurso, por possuir um poder totalizador que impede que novas ideias e práticas desconhecidas surjam. Daí que o dissenso, ao contrário, e a agonística parecem ter um status privilegiado na teoria de Lyotard. A partir de finais de 1960 e início dos anos 1970, cujo critério da fundamentação das suas normas de linguagem, o consenso validado intersubjectivamente, a verdade do problema de adequação entre a proposição e o mundo real, passou a um problema semântico concebido como uma questão consensual de verdade. Em suma, as teorias epistemológicas têm efeitos actuais, visto que ambas se complementam apesar das divergentes críticas entre elas. Por isso, é preciso criar espaços para um projecto de “desconstrução” e de “construção” epistémicas através do diálogo intercultural.

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