O buraco na parede

Em O buraco na parede, publicado em 1995, Rubem Fonseca surge como um criador de vidas humanas — algumas à beira de fenecer, outras prestes a assassinar. Aqui, ao depurar ainda mais seu estilo cru e conciso, uma simples palavra ou linha de diálogo pode descortinar, com ironia e lirismo, o que há de mais abjeto na alma dos personagens em suas jornadas ao inferno dos submundos urbanos. São oito contos nos quais o autor utiliza com destreza os mais diversos artifícios literários — monólogo interior (“Orgulho”), metalinguagem (“Artes e ofícios”), farsa (“Idiotas que falam outra língua”), naturalismo (“A carne e os ossos”) — para dissecar os elementos essenciais à nossa existência: nascimento, cópula e morte, muitas vezes unidos num único ato. Motivações e obstáculos se confundem: um balão de dez toneladas, o retrato da mãe, alguns parafusos na perna, um ghost-writer, uma doença, um feto em uma caixa de isopor, um furo na meia… um buraco na parede. Rompendo convencionalismos, Rubem Fonseca mais uma vez interroga o leitor, a sociedade, a literatura e a si mesmo.

Resenha:

Eu recomendo que leiam "O buraco na parede," de Rubem Fonseca. O livro é uma grande obra de arte que nos mostra a complexidade da vida humana. Ele mergulha em questões morais e éticas, e nos mostra como a vida é cheia de dilemas. Ao ler o livro, você aprenderá sobre como é difícil tomar decisões éticas e, ao mesmo tempo, descobrirá como é necessário tomar decisões conscientes para evitar problemas. O livro também aborda assuntos como relacionamentos, traição e dúvidas existenciais. É um livro intenso, mas delicioso de ler.

O autor, Rubem Fonseca, escreve de uma maneira envolvente e interessante, permitindo que o leitor mergulhe profundamente na narrativa. Os personagens são bem desenvolvidos e realistas, mostrando que todos nós temos nossas dúvidas e questões. O livro usa descrições extremamente precisas para criar um ambiente diferente a cada capítulo, mantendo o leitor engajado. À medida que a história é desenvolvida, o autor adiciona muitos elementos surpresa que fazem com que a leitura seja mais emocionante.

O livro “O buraco na parede”, de Rubem Fonseca, é uma obra-prima que não deve ser perdida. É uma obra de arte que nos mostra como a vida é complicada e cheia de dilemas, e como é necessário tomar decisões éticas e conscientes para evitar problemas. O autor escreve de uma maneira envolvente e realista, e usa descrições precisas para criar um ambiente diferente a cada capítulo. É uma leitura interessante e envolvente que não deve ser perdida. Portanto, recomendo que leiam "O buraco na parede", de Rubem Fonseca.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O buraco na parede sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.