O Bruxo Do Cosme Velho

Ele não era do tipo que se dissolvia em êxtase antes de um pôr do sol maravilhoso ou se elevava ao empíreo nas asas da música; para tal autoabandono, ele era muito crítico, muito autoconsciente. Nele, então, como poeta, não devemos buscar paixão. Em seus contos não devemos procurar ansiosamente por ação; em seus romances não devemos esperar aventura, intriga, clímax. Machado de Assis é, até onde o homem pode ser, sui generis, uma lei literária em si mesmo. Suas melhores produções, que duram mais de trinta anos de atividade madura, revelam um espírito eclético em que algo do repouso clássico equilibra seu pessimismo inato. Foi escrito sobre ele que era “um homem de meios tons, de meias palavras, de meias ideias, de meios sistemas…”. Tal estimativa, se expurgada de quaisquer insinuações depreciativas, é, no geral, justa; se Machado de Assis pareceu perder a verdadeira grandeza, foi por algo inerentemente equilibrado em sua constituição; ele nunca se deixou levar para longe, e, portanto, nunca se afastou de nós. Com sua mistura peculiar de charme melancólico e doce amargura, ele era um espírito grande demais para ser aprisionado em um círculo estreito de interesses exclusivamente nacionais, daí o grito de alguns críticos de que ele não era um criador nacional. Monumentos para pessoas como ele são monumentos para as aspirações mais elevadas de quem os cria, pois os grandes não precisam de estátuas.

Resenha:

Eu recomendo o livro "O Bruxo Do Cosme Velho", de Adeilson Nogueira. O livro é um dos melhores títulos contemporâneos de ficção brasileira, e é uma obra de extrema importância para quem deseja conhecer a cultura brasileira. O Bruxo Do Cosme Velho conta a história de uma família que vive no morro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro. A família é composta por três irmãos: Manoel, Duda e Vinícius, e cada um tem um segredo que eles precisam guardar para salvar a vida deles e da sua terra.

Esta história é contada de uma forma única com a mestria de Adeilson Nogueira. Ele usa as palavras para contar uma história de magia, mistério e aventura. A história tem um ritmo acelerado, mas ao mesmo tempo você vai absorvendo as mensagens que o autor quer transmitir. Além disso, você também vai se divertir com a forma como Adeilson Nogueira utiliza a língua portuguesa para contar sua história.

O Bruxo Do Cosme Velho é um livro essencial para todos os interessados na cultura brasileira. É uma obra de ficção que consegue contar uma história única e encantadora. O livro também mostra que a magia ainda existe, mesmo diante de todos os desafios da vida. Recomendo fortemente este livro para todos aqueles que querem conhecer o Rio de Janeiro de uma forma diferente e emocionante.

Eu recomendo O Bruxo Do Cosme Velho para todos aqueles que querem ler uma história única e interessante. É uma história que tem a magia da cultura brasileira e que vai encantar quem a ler. Se você está à procura de uma leitura agradável, que além de divertida ainda ensina sobre o Rio de Janeiro, com certeza O Bruxo Do Cosme Velho é o livro que você está procurando.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O Bruxo Do Cosme Velho sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.