O Alvorecer Da Civilização

Existem três linhas diferentes pelas quais conseguimos obter algum conhecimento desses nossos ancestrais distantes sobre as quais eles nos enviam murmúrios confusos e fracos, cujo fascínio torna ainda mais irritante a imprecisão de seu discurso. Primeiro, temos as gravuras, sejam da América Central, do Egito, da Babilônia ou de outras terras. Estas, quando traduzíveis, levam-nos o mais próximo ao coração do grande passado. É a mente, o pensamento do homem que é mais intimamente ele; nem seu rosto, nem sua figura, nem suas roupas. Infelizmente, a tradução desses escritos não é tarefa fácil. Os da América Central ainda são um enigma não resolvido. Os da Babilônia foram lentamente reunidos como um quebra-cabeça, um quebra-cabeça para o qual o mundo erudito pensou melhor. No entanto, eles não são totalmente compreendidos. No Egito, tivemos a sorte de tropeçar na Pedra de Roseta, que torna bastante clara a escrita antiga. Onde esse modo de comunicação falha, voltamo-nos para outro que nos leva ainda mais longe no passado. Os registros que foram preservados de maneira menos intencional, não apenas os prédios, mas suas decorações, os ornamentos pessoais de homens, ídolos, moedas, todo fragmento imaginável, o acaso escapou da fome do tempo, tem sua própria história para nossa leitura. No Egito, encontramos tumbas secretas e profundamente ocultas e, invadindo seus muitos séculos de silêncio, fizemos colheitas de conhecimento a partir da riqueza acumulada. Na Babilônia, a vegetação rasteira cobria cidades inteiras sob colinas verdes e as preservava até que nossa curiosidade moderna as aprofundasse. Hoje, quem quiser, poderá andar entre os corredores de Senaqueribe, andar pelas ruas de onde Abraão fugiu e poderá contemplar a obra de homens que viveram talvez tão antes de Abraão quanto nós mesmos depois dele. Nem nossos meios de penetrar no passado estão esgotados. Uma terceira cadeia, ainda mais sutil e maravilhosa, foi encontrada para nos ligar a uma ancestralidade imensuravelmente remota. Essa corrente ininterrupta consiste nas palavras de nossas próprias bocas. Nós falamos como nossos pais falaram; e eles seguiram apenas as gerações anteriores. Pronúncias ocasionais foram alteradas, novas palavras foram adicionadas e antigas esquecidas; mas alguns sons básicos de nomes, alguns pensamentos fundamentais do coração, provaram ser tão imutáveis quanto as elegâncias superficiais são mutáveis. Pai e mãe significam o que eles significaram para incontáveis idades.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo O Alvorecer Da Civilização de Adeilson Nogueira para qualquer leitor interessado em explorar a interseção entre história, sociedade e cultura. O livro oferece uma visão única e informativa sobre o começo da civilização humana na região das Américas. Adeilson foi capaz de fornecer uma atualização abrangente e histórica, combinada com dados antropológicos, que permite ao leitor ter uma compreensão mais profunda do contexto histórico de nossos antepassados. Ele aborda vários assuntos, incluindo os primeiros povos, suas crenças e costumes, a influência da natureza na cultura e os desenvolvimentos das primeiras civilizações. É um livro abrangente e informativo, que traz o passado à vida para o leitor.

Além disso, o livro de Adeilson também oferece uma visão informativa sobre a história do continente americano. Ele explora como as culturas indígenas se desenvolveram e se relacionaram com os europeus. Ele também discute a influência que essas culturas tiveram na formação dos Estados Unidos e Canadá. O livro oferece uma análise detalhada da interação entre as culturas indígenas e os europeus e sua importância para a história do continente.

O Alvorecer Da Civilização de Adeilson Nogueira é notável por sua abordagem inovadora e detalhada sobre os primórdios da civilização na América. Este é um livro que os leitores de todas as idades e de todos os gostos vão desfrutar. A linguagem é clara e simples, o que torna o livro acessível a qualquer público. Além disso, o livro oferece uma visão interessante e informativa sobre a formação dos Estados Unidos e Canadá.

Eu recomendo vivamente O Alvorecer Da Civilização de Adeilson Nogueira. É um livro notável e informativo que traz à vida os primórdios da civilização na América. Se você está interessado em explorar a história, cultura e sociedade da região, este livro é certamente uma leitura obrigatória.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro O Alvorecer Da Civilização sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.