Novum Organum

O livro, também chamado de Verdadeiras Indicações acerca da Interpretação da Natureza, apresenta o método experimental de Bacon para interpretação de dados, que consiste de 2 partes. A primeira é negativa, ou seja, é preciso se livrar dos erros comuns, como o subjetivismo e a linguagem imperfeita. A segunda parte é positiva e contém regras para observar a natureza por meio de tabelas de presença, ausência e grau dos fenômenos. Bacon indica quatro ídolos que bloqueiam a mente humana. Para melhor apresentá-los, deu a eles nomes: Ídolos da Tribo; Ídolos da Caverna; Ídolos do Foro e Ídolos do Teatro. Os “Ídolos da tribo” são assim chamados porque inerentes à própria natureza humana “ou à própria tribo ou raça de homem”. Para os homens, por exemplo, é natural tomar o conhecimento dado pelos sentidos como verdadeiro. Os “Ídolos da caverna” são os dos homens enquanto indivíduos. Pois cada um tem uma caverna que intercepta e corrompe a luz da natureza: seja devido à natureza própria e singular de cada um; seja devido à educação ou conversação com os outros; seja pela leitura dos livros ou pela autoridade daqueles que se respeitam e admiram; seja pela diferença de impressões segundo ocorram em ânimo preocupado e predisposto ou em ânimo equânime e tranquilo; de tal forma que o espírito humano é coisa vária, sujeita a múltiplas perturbações, e até certo ponto sujeita ao acaso. Os “Ídolos do foro” são de todo os mais perturbadores: insinuam-se no intelecto graças ao pacto de palavras e de nomes. São erros implicados na ambiguidade das palavras e na comunicação entre os homens. De acordo com Bacon, uma mesma palavra pode ser usada em sentidos diferentes pelos interlocutores de um diálogo; isso pode levar a uma aparente concordância entre as pessoas, quando na verdade ocorre o contrário. Os Ídolos do teatro têm suas causas nos sistemas filosóficos e em regras falseadas de demonstração. Bacon considera esses sistemas como puras invenções, como as peças de teatro que se sucedem na cena e não proporcionam um retrato fiel do universo, tal como ele realmente é. Criticando o prestígio dos sistemas filosóficos, Bacon não poupa ninguém. Trata Aristóteles como “o pior dos sofistas”. Para Platão, reserva os mais ferinos adjetivos: “este trocista, este poeta pleno de vaidade, este teólogo entusiasta”, que teria confundido teologia com filosofia, cometendo o maior dos erros.

Resenha:

Recomendo o livro Novum Organum, de Francis Bacon. O livro explora os princípios filosóficos dos métodos científicos, bem como as suas implicações sobre a natureza das leis naturais e como as pessoas devem se esforçar para descobri-las. O livro começa com uma discussão sobre como os métodos existentes na época eram insuficientes para a descoberta de verdades naturais. Bacon propõe então um novo método de investigação, o Novum Organum, que deveria ser a base de uma ciência moderna.

Bacon começa abordando as limitações do método indutivo e dedutivo e destaca a importância do uso de observações detalhadas, experimentos e análises para a descoberta de verdades naturais. Em seguida, ele discute a relação entre crenças e conhecimento, bem como os perigos da crença na autoridade e da retórica como método de argumentação. Bacon também discute outros tópicos, como a natureza das leis naturais e como elas podem ser descobertas, bem como a relação entre conhecimento e crença. O livro também contém muitas ideias sobre como a ciência e a filosofia podem se beneficiar mutuamente.

Novum Organum é um livro importante e influente que deve ser lido por qualquer pessoa interessada na história da ciência e da filosofia. Bacon oferece uma ampla variedade de ideias sobre como as pessoas podem melhor investigar e compreender a realidade natural. Seu trabalho também foi uma das principais fontes de inspiração para os filósofos posteriores, como o filósofo francês René Descartes. Novum Organum é, sem dúvida, um livro essencial para qualquer pessoa interessada em aprender sobre a história da ciência e da filosofia moderna.

Eu recomendo Novum Organum a qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre os princípios filosóficos e científicos que regem a natureza. O livro oferece uma visão profunda da mente de Bacon e é útil para aqueles que querem aprender sobre a história da ciência e da filosofia moderna. Bacon fornece argumentos convincentes e sugere novos métodos que podem ajudar as pessoas a descobrir verdades naturais. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em ciência e filosofia.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Novum Organum sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.