Novos poemas II

Em 1938, Vinicius de Moraes publicara seu quarto livro sob o título Novos poemas. O uso do adjetivo não era por acaso, pois ali havia mesmo uma mudança de rumos: após uma fase místico-religiosa, os versos mostravam agora ritmos variados, tinham vivacidade, observavam o cotidiano. Em 1959, Vinicius recuperaria o antigo título num volume que reunia poemas escritos entre 1949 e 1956: Novos poemas (II). Mas as mudanças diziam mais respeito à vida que à obra. Numa breve observação da biografia do poeta, registramos que, durante os anos em que escreveu os versos recolhidos ali, Vinicius viu, em 1950, morrer seu pai; no ano seguinte, casou-se pela segunda vez; teve duas filhas; foi também em 1953 que seguiu para Paris como segundo-secretário da embaixada brasileira, lá permanecendo por quatro anos, quando foi transferido para Montevidéu; não bastasse tudo isso, foi em 1956 que conheceu Tom Jobim. Quanto aos poemas, eles confirmam as principais linhas de força da escrita de Vinicius: a temática erótico-afetiva, a presença do cotidiano e do Rio de Janeiro, bem como a frequência do soneto e da balada, a musicalidade, a alternância entre a metrificação e o verso livre. Mas há também uma inclinação nova rumo à paisagem estrangeira, bem como um adensamento da disposição social e política, como se pode ver no célebre “O operário em construção”. Só agora – mais de cinco décadas após seu aparecimento – Novos poemas (II) volta a ser editado como volume independente. A edição abre com um caderno de imagens que reproduz versões anteriores àquelas que o poeta fixou, além de fotos relacionadas ao período englobado pela obra. Ao final, o leitor encontrará um posfácio escrito por Ivan Marques e, na seção “Arquivo”, um abrangente ensaio de Eduardo Portela sobre a poética de Vinicius de Moraes.

Resenha:

Recomendo o livro "Novos Poemas II" de Vinicius de Moraes a todos que querem um momento de reflexão por meio da poesia. O livro contém cerca de cem poemas que tratam de tópicos variados, como amor, vida, morte, solidão e compreensão. São poemas escritos em sua maioria em versos livres, mas com alguns em versos tradicionais, como o soneto. O que os torna ainda mais interessantes.

Os poemas de Vinicius de Moraes são caracterizados por sua sensibilidade ao tratar dos assuntos mais diversos. Além disso, a linguagem utilizada é simples, o que permite uma melhor compreensão. Sua poesia consegue transmitir de maneira clara os sentimentos e emoções do autor, como nostalgia, paixão, amor, tristeza e desespero. Seus poemas são profundos e, ao mesmo tempo, poéticos.

Este é um livro excelente para aqueles que querem mergulhar em suas emoções e, ao mesmo tempo, serem estimulados pela poesia. Os poemas podem ser lidos de forma independente ou como um todo, para uma melhor compreensão do tema abordado. Além disso, é possível encontrar algumas análises sobre cada poema, para aprofundar ainda mais na leitura.

Ao ler "Novos Poemas II" de Vinicius de Moraes, é possível descobrir as nuances literárias da obra, além de se emocionar com suas palavras. É um livro para aqueles que gostam de poesia e de se conectar com os sentimentos. Para aqueles que querem se desligar do mundo, é uma ótima opção. O livro tem a capacidade de cativar o leitor desde a primeira leitura.

Portanto, recomendo "Novos Poemas II" de Vinicius de Moraes a todos aqueles que procuram por poesia como meio de expressão. É um livro para aqueles que desejam descobrir a beleza das palavras e se conectar com seus sentimentos. É uma leitura enriquecedora que pode trazer consigo momentos de introspecção e reflexão.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Novos poemas II sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.