Review: "Nietzsche e o gesto sofista na linguagem"

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Eu recomendo fortemente o livro "Nietzsche e o gesto sofista na linguagem" de Rodrigo Francisco Barbosa. Ele se concentra em um tema ainda pouco explorado na filosofia de Nietzsche: o gesto sofista. Ao longo da obra, o autor explora a influência do pensamento sofista clássico no trabalho mais tardio de Nietzsche. Com base numa abordagem construtiva e dialética, Barbosa procura estabelecer elementos importantes para a compreensão das relações entre a filosofia de Nietzsche e o sofismo clássico. Ele faz isso de forma acessível e persuasiva, destacando diversos exemplos para ilustrar seus argumentos.

O livro aborda diversos tópicos importantes na filosofia de Nietzsche, incluindo a questão do eu, o papel da linguagem na moralidade, a relação entre a subjetividade e a objetividade e a natureza da verdade. Barbosa oferece contribuições significativas para cada um desses temas, destacando os pontos de contato entre a filosofia de Nietzsche e o sofismo clássico. Ao fazê-lo, ele faz uma bela conexão entre esses dois sistemas de pensamento.

Este livro é muito útil para qualquer pessoa interessada em filosofia e em Nietzsche em particular. Se você está procurando um estudo aprofundado sobre os elementos centrais da filosofia de Nietzsche, que mostra como o sofismo pode ser importante para o estudo da ética e da verdade, então este livro é uma ótima opção para você. É um excelente livro sobre Nietzsche e o gesto sofista na linguagem que eu recomendo fortemente para todos aqueles que estão interessados na filosofia de Nietzsche.

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A tese aqui apresentada é a de que há um gesto sofista na linguagem de Nietzsche. Por gesto sofista, ou seja, essa “comunicação de um ímpeto”, essa “dimensão própria da linguagem” e mesmo essa espécie de “comunicabilidade sem conteúdo”, compreendo uma série de nós, cores, ritmos, sons, movimentos, equívocos e ambiguidades que operam na discursividade não “monológica” de Nietzsche. Ademais, enquanto “aspectos performativos dos escritos” pode ser lido ainda na amplitude de “gesto” como “Gebärde” ‒ em que se pode dar fim a esses gestos ‒ no âmbito de mostrar como essa “série de engarrafamentos” que configura por sua vez o “discurso sofístico”, manifesta “em sua estrutura mesma o sentido como um efeito a posteriori”. A partir da análise de um conjunto de elementos que o texto de Nietzsche performa como uma “técnica de ponta”, típica dos sofistas, eu tento demonstrar como Ecce homo, a princípio um texto “segundo”, um “contra-texto”, uma “paródia”, por meio de “aspectos performativos dos escritos” faz parte de um “funcionamento deliberado de um recurso da língua, onde o que está em jogo é tornar-se manifesta a maneira pela qual esse mesmo recurso já é explorado, mas de modo subreptício”, no caso específico de Nietzsche, nos diversos textos fundadores. Trata- se de tentar demonstrar como o “texto” do filósofo alemão, em especial a obra Ecce homo, a seu modo, quase “folhetinesco” e em disputa com a força de uma orientação monolítica do texto impresso do século XIX, opera um esforço “em desvelar os mecanismos da graça eficaz da linguagem”. Isso significa que o complexo do “texto” de Nietzsche como “signo literário” é compreendido no âmbito de uma performance sofística pois não cessa de manipular seus elementos materiais, sua textualidade efetiva, em direção a, não um ocultar-se a si mesmo, mas a um desvelamento, na forma de “auto-reflexão” e “epideixis” do “estatuto sofístico da linguagem”, isto é, que pode ser lido sob a ótica da tese “logológica” segundo a qual o “ser é um efeito do dizer”. Embora, de um modo mais amplo, esse tipo de abordagem vá de encontro às pesquisas atuais que tem como objetivo “mostrar a relevância cognitiva da materialidade do texto” em todas as suas possibilidades, o esforço deste presente trabalho, em menor escala, consiste apenas em apresentar em português de modo “incompleto e alusivo” o “amplo campo do problema” que implica uma tentativa de “revisão crítica” do tradicional conceito de texto.

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