Review: "Nas ruas e esquinas do Rio: Verbetes sobre personagens e fatos que dão nome às ruas da cidade do Rio de Janeiro"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro "Nas ruas e esquinas do Rio: Verbetes sobre personagens e fatos que dão nome às ruas da cidade do Rio de Janeiro" de Claudio Carneiro. Um livro interessante e instrutivo, que conta a história da cidade do Rio de Janeiro a partir de verbetes e fatos que dão nome às ruas.

Carneiro conta a história de alguns dos principais personagens e fatos que dão nome às ruas do Rio de Janeiro, desde os tempos coloniais até os dias de hoje. É um relato detalhado e bem documentado, que aborda temas como o crescimento urbano, a cultura, a política e a economia da cidade.

O livro é ideal para quem deseja conhecer melhor a história da cidade do Rio de Janeiro e aprender sobre os principais fatos que a moldaram. Carneiro fornece uma narrativa envolvente e acessível, cheia de detalhes interessantes sobre a história local. Os leitores descobrirão informações interessantes sobre a região e os fatos que a moldaram.

O livro é ideal para quem deseja conhecer melhor a cidade do Rio de Janeiro e todos os aspectos interessantes que a cercam. Ele traz informações relevantes sobre a história local, o crescimento urbano, a cultura, a política e a economia da cidade. Por isso, recomendo a leitura deste livro para qualquer pessoa que deseja conhecer melhor a história do Rio de Janeiro.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Nas ruas e esquinas do Rio: Verbetes sobre personagens e fatos que dão nome às ruas da cidade do Rio de Janeiro sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Nas palavras do autor, Claudio Carneiro: “Sobrevoar a cidade do Rio de Janeiro por seis anos – fazendo o repórter aéreo para três emissoras de rádio – despertou em mim a curiosidade de pesquisar as particularidades de nossas ruas, bairros e, até mesmo, de nossa história. “Nas ruas e esquinas do Rio” não tem a pretensão de fazer registros históricos ou pesquisas elaboradas. Ele tem o mero objetivo de apresentar os personagens que ousaram em determinado momento de suas vidas e os fatos que mudaram a rotina, a cara da cidade ou mesmo do país. O Rio de Janeiro tem mais de 20 mil logradouros – entre ruas, avenidas, praças, becos e ladeiras. Segundo a legislação do município, o candidato a nome de rua – se for brasileiro – deve estar morto e – se for estrangeiro – deve ter um nome pronunciável. O nome deve ainda ser livre de cacofonia ou homônimos e ser reconhecido como merecedor de homenagem. São aceitas datas de significação para a história, santos de calendários, religiosos, nomes indígenas ou tirados da geografia, fauna, flora, folclore ou mitologia.Generosos foram nossos poetas e compositores que fizeram do Rio de Janeiro a cidade mais cantada do mundo. Tom, Vinicius, Chico, Noel, Gil fizeram a sua parte. Este livro quer “cantar” centenas de ruas, as cariocas e também as homônimas espalhadas por nossas cidades em todo o país.Lendo estes verbetes, você vai perceber a importância e grandiosidade de um evento como a Guerra do Paraguai e o número de personalidades, datas e fatos imortalizados por este que foi o maior conflito da história de todo o continente americano. Vai descobrir, por exemplo, que nosso mais genial inventor não era exatamente um “pé de coelho” e que um dos autores do Hino Nacional Brasileiro não sentaria na mesma mesa do maior jurista que este país já teve. E tem mais: a cantora brasileira de maior sucesso no exterior era portuguesa; o maior nome do tango argentino era francês; o maior pintor brasileiro morreu envenenado pelas próprias tintas; o vulcão Vesúvio engoliu um jornalista brasileiro; o almirante negro do samba “O mestre-sala dos mares” era, na verdade, um marujo. Mas não para por aí: um conceituado arquiteto suíço queria construir um minhocão atravessando a zona sul; a ideia de usar o álcool como combustível surgiu 60 anos antes de ser posta em prática. Você desconfiava que o maior poeta português era astrólogo? Que a estátua do Cristo Redentor – maravilha! – não teria os braços abertos? Que o primeiro jornal brasileiro foi publicado em Londres e existe até hoje? E ainda que somente 12 homens pisaram na Lua?Logradouros como a Praça Tiradentes, Avenida Presidente Vargas e Rua Primeiro de Março são referências marcantes, mas existem outros endereços menos conhecidos e igualmente curiosos. Vamos acabar com algumas dúvidas? Afinal, a Avenida Niemeyer homenageia mesmo o arquiteto? Leila Diniz foi parar na Ilha do Governador? A Rua Jogo da Bola é uma alusão ao esporte que consagrou o Ronaldinho? Vamos andar por aí e descobrir.”

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Nas ruas e esquinas do Rio: Verbetes sobre personagens e fatos que dão nome às ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Nas ruas e esquinas do Rio: Verbetes sobre personagens e fatos que dão nome às ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à Nas ruas e esquinas do Rio: Verbetes sobre personagens e fatos que dão nome às ruas da cidade do Rio de Janeiro