Não é um rio

Com sua prosa precisa e econômica, a argentina Selva Almada é uma das vozes mais originais da literatura de língua espanhola contemporânea. Seu universo também é peculiar: a autora não fala da cosmopolita Buenos Aires. Seu ambiente é o mundo interiorano, onde vilarejos quase esquecidos no mapa abundam em histórias em que a violência, os laços familiares e velhos costumes ainda são decisivos. É o caso deste novo romance, um livro que trata da amizade e seus segredos. Durante uma pescaria entre três homens, a complexidade com que se forjam os afetos é revelada como o próprio curso de um rio. Enero Rey e Negro levam Tilo, o filho adolescente de Eusébio (o amigo morto dos dois), para pescar. Enquanto bebem vinho, cozinham, falam e dançam, eles lutam com os fantasmas do passado e do presente. Esse momento íntimo e peculiar que conecta a trajetória desses três homens também os liga à vida dos habitantes locais nesse ambiente cercado de água e regido por suas próprias leis.Há perdas e mortes prematuras. Mas há também a teimosa vitalidade da natureza: um matagal coberto de árvores centenárias, animais, pássaros; o rio trazendo vida nas suas entranhas; as gentes nascidas e criadas nessa paisagem que a protegem com unhas e dentes contra os intrusos. Humano, mas ao mesmo tempo animal e vegetal, este romance flui como uma conversa entre seres que se amam.

Resenha:

Eu recomendo que você leia "Não é um rio" de Selva Almada. É um livro maravilhoso que aborda questões profundas relacionadas ao crescimento, ao amadurecimento e à fuga. A obra conta a história de uma família pobre que vive no interior da Argentina, e a protagonista, Lu, que precisa amadurecer e buscar uma vida melhor. Esta narrativa é cativante, pois nos faz refletir sobre os desafios que a vida nos impõe e nos lembra que, às vezes, temos que tomarmos decisões difíceis para conseguir o que queremos.

A escrita de Selva Almada é bela, poética e fluida. Ela joga com as palavras e com os sentimentos do leitor, criando uma narrativa envolvente que nos transporta para o mundo de Lu. Almada consegue criar personagens intensos e reais, e nós nos sentimos parte da história, vivenciando as descobertas de Lu. É um livro sobre vida e morte, sobre decisões e escolhas, sobre amizade e amor.

Eu recomendo vivamente este livro. É um ótimo livro para ler e refletir sobre a vida, sobre o que queremos e sobre os desafios que enfrentamos diariamente. É uma obra que nos encoraja a lutar por aquilo que acreditamos e a buscar nossos sonhos. É realmente um livro muito tocante e que nos leva a profundas reflexões.

Então, não espere mais. Se você está à procura de um livro que lhe traga profunda reflexão e toque seu coração, então "Não é um rio" de Selva Almada é a melhor escolha. Eu garanto que você não se arrependerá!

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Não é um rio sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.