
Morte e Vida de Grandes Cidades
Escrito como uma crítica direta e otimista à miopia e arrogância intelectual que caracterizaram boa parte do planejamento urbano moderno, ‘Morte e vida de grandes cidades’ tem sido, desde sua primeira edição em 1961, uma referência fundamental no campo dos estudos urbanos. Com um texto envolvente, baseado em sua própria experiência cotidiana como moradora do Greenwich Village, em Nova York, Jane Jacobs analisa o que torna as ruas seguras ou inseguras; os motivos que fazem um bairro entrar em decadência enquanto outros se dinamizam, e defende a diversidade como único meio capaz de garantir a vitalidade urbana. Compreensiva, humana e muitas vezes indignada, a monumental obra de Jane Jacobs segue contribuindo de maneira decisiva para a reflexão contemporânea sobre a cidade.
“Talvez a obra mais influente da história do urbanismo…uma obra literária.”(The New York Times Book Review)
Resenha:
Eu recomendo ferozmente a leitura de "Morte e Vida de Grandes Cidades", de Jane Jacobs. É uma obra fundamental para entendermos a complexidade e a vida social das cidades. Jacobs faz uma análise profunda das cidades e oferece conclusões importantes para guiar o planejamento urbano.
Jane Jacobs se concentra principalmente na maneira como as cidades mudam e se desenvolvem, descrevendo como sua diversidade e seu interior próspero permitem que a cidade continue crescendo. Ela argumenta que o desenvolvimento urbano deve ser guiado por princípios de planejamento que estimulem a diversidade, a criatividade e a inovação. Jacobs também discute como as cidades precisam ser projetadas para promover segurança, saúde, boa infraestrutura, enriquecimento cultural, comunidade sustentável e qualidade de vida.
Jacobs refuta a visão modernista de planejamento urbano e oferece uma visão mais humanista. Ela argumenta que o planejamento urbano deve ser guiado pelo princípio de que a cidade é feita para ser vivida, não apenas para ser vista. Jacobs também discute como a diversidade da vida urbana oferece um sentido de lugar e comunidade e deve ser preservada.
Ao ler Morte e Vida de Grandes Cidades, você terá uma visão mais profunda das cidades e da maneira como elas se desenvolvem. Jacobs oferece um guia para compreender a complexidade das cidades e para guiar o planejamento urbano. É uma leitura obrigatória para todos aqueles interessados em planejamento urbano.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Morte e Vida de Grandes Cidades sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.