Mil rosas roubadas

O crítico e ficcionista Silviano Santiago recria a história de uma amizade apaixonada entre dois rapazes. No ano de 1952, dois rapazes se encontram em Belo Horizonte à espera do mesmo bonde. O acaso os transforma em amigos íntimos. Passam-se sessenta anos. Numa tarde de 2010, Zeca, então produtor cultural de renome, agoniza no leito do hospital. Ao observá-lo, o professor aposentado de História do Brasil entende que não perde apenas o companheiro de vida, mas seu possível biógrafo. Compete-lhe inverter os papéis e escrever a trajetória do amigo inseparável. Encantam-se na juventude com o charme de Vanessa, tutora literária. Com Marília, aprendem a ouvir o jazz de Ma Raney e se envolvem em impossível triângulo amoroso. Distanciam-se: um faz doutorado em Paris, o outro, jornalismo em São Paulo. Reencontram-se no Rio de Janeiro, mas se afastam pelo estilo de vida: do mundo das drogas e do rock’n’roll, Zeca ridiculariza o acadêmico realizado e infeliz. Escrito na tradição literária mineira, Mil rosas roubadas se informa na poesia memorialista de Carlos Drummond, na prosa de Ciro dos Anjos e de Fernando Sabino. Corajoso, Silviano Santiago reúne fragmentos de um discurso amoroso para tematizar mais uma vez a homoafetividade – já presente nos livros Stella Manhattan e Keith Jarrett no Blue Note. Se Zeca é seu personagem principal, são muitos os coadjuvantes do mundo pop e erudito, como Vladimir Nabokov, Dorothy Parker, Paulo Autran e Keith Richards. Além de pôr em xeque os limites entre ficção e memória, biografia e autobiografia, este romance à clef oferece ainda o rico testemunho de uma época e de uma amizade excepcional.

Resenha:

Este livro, "Mil Rosas Roubadas" de Silviano Santiago, é uma obra emocionante que nos leva de volta às memórias de nossa infância. A história gira em torno de um menino que sonha em ser um grande ator. Como todas as crianças, ele não se conforma em aceitar o que o mundo lhe diz. Como resultado, o sonho e a vontade de provar o seu valor, movem-no a lutar por aquilo que ele deseja. O livro é repleto de sentimentos, revelando as suas paixões e desejos, bem como as suas adversidades e batalhas. Avançando na narrativa, as aventuras e descobertas do jovem nos fazem sentir a sua força e vontade de seguir em frente. Com personagens únicos e cativantes, a leitura deste livro nos permite nos conectar com uma história que nos faz refletir sobre o que significa lutar pelos nossos sonhos.

É impossível ler este livro e não se identificar com as emoções de seu protagonista. Com um enredo realista, Silviano Santiago nos leva de volta às memórias de nossa infância, com todas as incertezas e as alegrias que vem junto com ela. Os desafios e as vitórias que o protagonista vivencia são tão intensamente sentidas que facilmente nos identificamos com ele. O livro é tão bem escrito e é tão intenso em emoções que, de certa forma, nos tornamos parte da história também.

Eu recomendo este livro a todos que desejam viver uma grande aventura, que possam se sentir inspirados e despertar aqueles sentimentos que as vezes nos ajudam a sobreviver. É um livro que nos faz mergulhar no mundo de um menino sonhador, que nos leva de volta à infância, e nos faz acreditar que podemos realmente conquistar aquilo que queremos. Se você deseja ler algo que te faça refletir, que te inspire a lutar por aquilo que deseja, e que te faça reviver as suas memórias da infância, então este livro é para você.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Mil rosas roubadas sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.