Review: "Messalina: romance da Roma antiga (À deriva)"

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Eu recomendo o livro "Messalina: Romance da Roma Antiga (À Deriva)" de Alfred Jarry. Esta obra é uma aventura fascinante e apaixonante, preenchida com a história de amor de Messalina e de seu amante, Valerius. É baseado na história antiga de Roma, e as cenas são tão vívidas e luxuriantes que você terá a sensação de estar lá. A escrita de Jarry é bem fluida, e ele usa um vocabulário ricamente descritivo para contar a história. O livro também aborda questões importantes, como o racismo, a desigualdade de gênero e o destino de uma mulher em uma sociedade patriarcal.

Messalina é uma personagem interessante e complexa, e as cenas de ação são vibrantes, mantendo o leitor envolvido até o fim. O livro também aborda assuntos importantes como o destino de uma mulher em uma sociedade patriarcal. Jarry cria um enredo envolvente, com personagens ricos e carismáticos, e uma trama interessante que se desenrola por todo o livro.

Eu recomendo "Messalina: Romance da Roma Antiga (À Deriva)" de Alfred Jarry para leitores de todos os níveis de habilidade. É uma leitura extremamente interessante, com personagens ricos e complexos, uma trama envolvente e um enredo enriquecedor. Se você é um fã de histórias fascinantes e aventuras épicas, este livro é certamente para você.

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“Se voce perguntar sobre a veracidade dos fatos aqui narrados, primeiro saiba que, se eu não quiser, não responderei […]. Tudo o que então ouvi, anuncio com certeza e clareza”, escreveu Sêneca, no século IV a.C., em sua Apocoloquintose do Divino Cláudio, uma sátira ao imperador Cláudio (século X a.C.), marido de Messalina, aquele a quem não é permitido dormir. E questionar essa veracidade seria natural. Mas ainda melhor seria imaginar, criar, antropofagiar fatos e mitos num romance de violência e liberdade como este que nos deixou Alfred Jarry. Aqui temos em mãos a primeira tradução brasileira de Messalina, segundo romance da trilogia amor e morte, precedido por O amor absoluto e sucedido por Supermacho.Publicado na França em 1901, Messalina abriu com um chute as portas do século XX. A escrita é alucinante, pantagruélica, modernista avant la lettre, um caleidoscópio delirante, erótico e selvagem, com um vocabulário de especificidade atordoante e uma erudição tão natural como a de um dos nossos, Oswald de Andrade. Ler Messalina é acelerar num carro conversível sem capota, múrrino à mão e dados de osso espalhados ao redor, vendo passar a toda velocidade jardins reais, circos romanos, coliseus e figueiras sagradas sob o eclipse lunar. Roma, anagrama de amor, é um borrão que passa à direita, à esquerda, ao fundo. “Eu sou toda a Cidade!”, ela sussurra em nosso ouvido. A filha da domadora, a depravada Augusta, a puta de Suburra, a cadela, a louca, a cortesã fulva, a loba, a Vênus-Imperatriz. A Messalina, nome que virou adjetivo.Vestida em seu traje heroico — nua —, ela nos convida a confarrear com uma pluralidade vertiginosa de homens asiáticos, etíopes, soldados romanos, mímicos-prestidigitadores e a adentrar um lupanar de Suburra, no submundo da cidade do adultério. Os sentidos das frases soam múltiplos, plurais — e o são. A gente pede pra ir mais devagar, mas a escrita não para, não desacelera. A compreensão só pode ser cumulativa, intuitiva, sensória. As imagens em borrão voltarão de assalto para te atormentar e incitar, como flashbacks de uma viagem que fará os menos aventureiros questionarem a veracidade destes ditos fatos. Breve e cataclísmico, Messalina é uma explosão. E como tal, o zumbido desse BUM! vai ressoar em seus ouvidos muito tempo após a leitura.
MARIA BITARELLO
Alfred Jarry (1873-1907) foi um poeta, dramaturgo, romancista francês, inventor da patafísica – ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções —, de vida breve, intensa, excêntrica e de saúde e corpo frágeis. Um gênio de pés infinitesimais calçando sapatos de mulher.

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