Review: "Meditação (com prefácio analítico)"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo fortemente o livro "Meditação (com prefácio analítico)" de Gonçalves Dias. Esta obra é uma leitura fascinante e profunda sobre a vida e as experiências de um jovem poeta e romancista brasileiro. O livro é dividido em três partes: a primeira é um prefácio analítico sobre a vida e obra de Gonçalves Dias; a segunda parte é uma coletânea de suas poesias; e a terceira parte é composta por três ensaios que o autor escreveu sobre a poesia brasileira. O livro fornece um olhar íntimo e profundo sobre as poesias de Gonçalves Dias, e seu estilo único e poético torna a obra ainda mais especial.

A leitura desta obra é estimulante. O prefácio analítico nos ajuda a compreender melhor a obra de Gonçalves Dias, permitindo-nos apreciar seu conteúdo de forma mais intensa. Porém, o que torna o livro ainda mais interessante são os três ensaios sobre a poesia brasileira. Estes ensaios são escritos com uma intensidade e profundidade que proporcionam um olhar ainda mais profundo sobre os diversos aspectos da poesia brasileira. Esta análise, aliada às poesias de Gonçalves Dias, torna a obra ainda mais atraente e rica.

Em suma, "Meditação (com prefácio analítico)" de Gonçalves Dias é uma obra fascinante e recomendável para quem aprecia os escritos do poeta brasileiro e deseja ampliar seu conhecimento sobre a poesia brasileira. A leitura deste livro é estimulante e proporciona uma compreensão mais profunda da obra de Gonçalves Dias e da poesia brasileira. Portanto, recomendo fortemente a leitura desta obra.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Meditação (com prefácio analítico) sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Com trechos publicados pela primeira vez na “Revista Guanabara” em 1850, “Meditação” é um livro pouco conhecido de Gonçalves Dias (1823-1864), mas de grande importância para a literatura brasileira – foi a primeira vez que um poeta romântico brasileiro criticou abertamente o sistema escravista e a estrutura política do Império, tendo em vista a economia da sociedade moderna europeia, que abolira a escravidão. Para se ter uma ideia, os poemas abolicionistas de Castro Alves (1847-1871) só viriam a público por volta de 1863, quando o tema já estava sendo amplamente debatido nos jornais.Dividida em três capítulos, “Meditação” é uma prosa poética centrada no diálogo entre um jovem e um ancião. O primeiro, uma espécie de patriota ingênuo, ao ser tocado nas pálpebras pelo velho sábio, é tomado principalmente por visões de horror da expansão europeia pelo novo continente, pelas raças trucidadas e escravizadas por toda a parte. E aqui temos o poeta da “Canção do exílio” num de seus pontos altos, empenhando recursos expressivos na construção de panoramas de grande poder imagético. Na paisagem bucólica de um grande Império, por exemplo, onde há “árvores colossais” e a “relva é densa e aveludada”, vemos milhares de homens de diferentes fisionomias:“E esses homens formam círculos concêntricos, como os que a pedra produz caindo no meio das águas plácidas de um lago.E os que formam os círculos externos […] são de cor preta […] e os outros, que são como um punhado de homens […] têm maneiras senhoris e arrogantes; – são de cor branca.E os homens de cor preta têm as mãos presas em longas correntes de ferro, cujos anéis vão de uns a outros – eternos como a maldição que passa de pais a filhos!”No entanto, vale lembrar que, embora se posicione claramente contra a escravidão, Gonçalves Dias não é um humanista como Castro Alves. Funcionário público cooptado pelo Estado, como grande parte dos intelectuais e artistas da época, ainda estava impregnado pelo ranço da superioridade racial dos brancos. Talvez estivesse mais preocupado pelo empecilho que a escravidão representava à expansão do modelo capitalista e da criação de um mercado consumidor do que pelas mazelas sociais geradas em si.De qualquer forma, esta obra inacabada e esquecida por muito tempo pela crítica é de grande valor para se conhecer não só nosso passado histórico recente, mas para se estabelecer ainda mais vínculos entre a literatura brasileira e seu contexto social.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Meditação (com prefácio analítico).

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Meditação (com prefácio analítico).

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” comprar
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” gratis
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” ler online
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” download
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” preço
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” baixar
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” pdf
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” sinopse
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” resenha
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” baixar pdf
  • livro “Meditação (com prefácio analítico)” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Gonçalves Dias e outros títulos similares à Meditação (com prefácio analítico)