Review: "Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro de Kevin Anderson, "Marx nas Margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais". O livro aborda as visões de Karl Marx sobre diferentes culturas e sociedades, fornecendo uma nova perspectiva sobre sua análise das relações étnico-nacionais. Anderson explora como Marx lida com questões de nacionalidade, etnicidade, entre outras, e oferece uma leitura mais ampla de seus escritos. Ele também discute questões como o imperialismo, o racismo, o nacionalismo, o cosmopolitismo, a emancipação e a cidadania. O livro é escrito de maneira acessível e é recomendado para aqueles que estão interessados em estudar e se aprofundar na obra de Marx. É útil para aqueles que buscam entender como as relações sociais podem afetar o resultado das sociedades e sua dinâmica.

Anderson destaca os principais argumentos de Marx sobre a emancipação humana e explora suas contribuições para o estudo das relações étnico-nacionais. Ele discute como Marx e outros filósofos do século XIX abordaram o nacionalismo e o imperialismo e propõe que seu pensamento foi fundamental para o desenvolvimento de teorias nacionalistas. Além disso, Anderson oferece uma leitura crítica de vários ensaios e trabalhos de Marx sobre os direitos humanos, reinterpretando-os dentro de um quadro intercultural.

O livro de Anderson é uma leitura interessante para todos aqueles interessados na obra de Marx, na história das relações étnico-nacionais e nas questões de direitos humanos. Ele aborda temas importantes e discute questões como a emancipação, o cosmopolitismo, o racismo e o imperialismo, oferecendo uma nova perspectiva sobre a obra de Marx. É uma leitura indispensável para aqueles que procuram uma profundidade maior para entender o pensamento de Marx e sua influência na história das relações étnico-nacionais.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Em Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais, o sociólogo norte-americano Kevin B. Anderson promove uma reflexão instigante e precisa a respeito de questões que incomodam o campo marxista desde meados do século XX: o que pensava o autor de O capital sobre as relações entre classe, gênero e raça ou sobre a dominação colonial, por exemplo? São aspectos aos quais um dos principais pesquisadores marxistas dos Estados Unidos dedica uma diligente investigação. Seu objeto não é o marxismo, mas Karl Marx. A partir da análise de artigos de jornal, cadernos etnológicos e de citações – com muitos textos ainda não publicados e pouco acessíveis –, livros canônicos e cartas, Marx nas margens demonstra que, no decorrer de sua trajetória intelectual, questões como o impacto europeu na Índia, na Indonésia e na China, as relações entre emancipação nacional e revolução (na Rússia e na Polônia), entre raça, classe e escravidão (nos Estados Unidos) e entre nacionalismo, classe e movimento dos trabalhadores (na Irlanda) tornaram-se alvo do interesse e de estudos aprofundados do pensador alemão. O resultado, é a imagem de um Marx multilinear que, preocupado em entender a realidade concreta das sociedades não capitalistas, foi capaz de mudar sua perspectiva, superar o eurocentrismo e tornar-se sensível às questões nacional, étnica, racial e de gênero, assumindo um posicionamento claro contra o colonialismo, contra a escravidão e comprometido com a igualdade entre homens e mulheres. No texto de apresentação, Guilherme Leite Gonçalves, professor de sociologia do direito da UERJ, é certeiro: “Anderson opera em uma situação de risco. Propõe questões que a vulgata marxista não quer ouvir e respostas que os movimentos ditos ‘identitários’ não gostam de ver. Em vez de abraçar projetos aceitos pelo mercado de cada uma dessas ideias, ele se dedica a uma investigação que examina quando a crítica da política da diferença faz sentido e quando a própria compreensão marxista nega seu momento ocidentalista”.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Ciências Sociais e outros títulos similares à Marx nas margens: nacionalismo, etnias e sociedades não ocidentais