Manteiga

“Manteiga” ganhou vida a partir de um exercício sugerido pela psiquiatra do escritor Ricardo Cury “Já que não conseguiremos fazer a sessão, que tal você escrever e me contar como estão sendo os seus dias?”. De uma sugestão no meio da pandemia para a elaboração de um livro. Foi assim que o baiano Ricardo Cury deu vida a “Manteiga”, seu terceiro livro, que conta a sua rotina durante a pandemia, descrevendo as situações vividas com os filhos, com a separação, os aplicativos de namoro, a depressão, os remédios... Dona de uma linguagem acessível e rica em detalhes, a obra mostra a rotina de uma pessoa normal que foi impactada em cheio pelo lockdown e pelos efeitos da pandemia em seu cotidiano, vida conjugal e outras vertentes. Junto com alguns textos já escritos antes da chegada da COVID-19, Cury fez de seu material de trabalho um compilado de crônicas que, unidas, contam muito sobre sua trajetória recente de vida. “Enquanto escrevia, mandei para a psiquiatra acompanhar como estava o processo e ela suspendeu a medicação” – Ricardo Cury, escritor “Manteiga” não é um conto de fadas, mas, sim, uma história real, como a vida de qualquer brasileiro. “Ali, eu conto partes tristes do processo, questões delicadas, como quando me separei no início da pandemia e sofria de diversas maneiras. Mas também há momentos de reflexão, humor e descontração como alguns encontros via aplicativo de paquera e outros encontros via destino”, revela Ricardo.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Manteiga" de Ricardo Cury. É uma obra de arte e um símbolo de resistência, poesia e liberdade. É um poema profundo e emocional sobre o desejo de liberdade e o peso da responsabilidade que nos espera quando nos libertamos do medo e da impotência. O livro é profundamente acessível, poético e de grande significado para qualquer um que lê. Cury trata de assuntos extremamente relevantes, como a luta de classes, racismo, a realidade da vida na favela e suas consequências, abraçando temas como a pobreza, a violência, a cultura negra e o empoderamento. Seu estilo despojado e direto dá ao livro uma sensação de proximidade, criando um cenário onde o leitor pode se sentir conectado com os personagens e as circunstâncias abordadas.

Ao ler o livro, descobrimos o quão difícil é manter a esperança e encontrar a coragem de seguir em frente, mesmo quando a situação parece impossível de ser vencida. Fica claro que a força e a perseverança são fundamentais para conseguir transformar a vida. O livro nos ensina que sempre há uma saída e que, por meio da força de vontade, podemos alcançar nossos sonhos.

Além disso, "Manteiga" de Ricardo Cury nos mostra como é possível superar os problemas e dificuldades encontrados no caminho. É uma obra de grande inspiração para qualquer um que tenha a coragem de ler e refletir sobre os temas abordados. É um livro necessário e oportuno e que todos deveriam ler, pois desafia a forma como pensamos sobre o mundo e nos motiva a buscar a liberdade e a felicidade a qualquer custo.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Manteiga sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.