Manifesto pela história

Forma por excelência de conhecimento sobre o passado, a história se encontra diante de uma questão incontornável: qual será seu futuro? Se a ideia de crise já foi mobilizada inúmeras vezes para tratar dos impasses colocados à disciplina, hoje os caminhos da reflexão atravessam o terreno daquilo que lhe é inerente, ou seja, a temporalidade. Marcada pelo “culto da urgência” e pela “tirania do instante”, segundo fórmulas recorrentes, a experiência contemporânea se manifesta a partir de uma característica marcante, a aceleração presentista, ou seja, aquela que, em vez de apressar o passo do presente rumo ao futuro, procura antecipar o porvir para o agora, provocando uma já cotidiana sensação de vertigem. O tempo que se abre hoje para a escrita da história é o tempo apressado do short-termism. E é para esse tempo que Jo Guldi e David Armitage fazem seu Manifesto pela história, que traz ainda as marcas de um tempo em que os manifestos enunciavam a existência de um espectro para, ao final, lançar um apelo conciliatório de unidade. A proposta não deixa de ser provocativa, uma vez que situa no âmbito da longue durée – adaptada às possibilidades técnicas de trato com big data – a capacidade da história de intervir no presente, oferecendo, senão lições, perspectivas abertas de futuro por meio de um olhar de longo prazo para o passado. Uma espécie de historia magistra vitae para tempos digitais, portanto, um recurso seguro ao passado da disciplina quando não se tem mais segurança sequer de que haverá um futuro para ela.Fernando Nicolazzi

Resenha:

O livro "Manifesto pela História" de Jo Guldi é uma leitura obrigatória para aqueles que se interessam pela história. Neste livro, Guldi nos traz enriquecedoras discussões sobre a história e a ciência das redes. Ela nos mostra como as redes estão moldando a maneira como vemos o mundo e as formas de como interagimos com ele. Ela também discute como as redes nos influenciam e como podemos usá-las para nos ajudar a compreender a história e o mundo contemporâneo. Ao ler este livro, você vai aprender muito sobre como as redes estão moldando o nosso presente e o nosso futuro, e o quão importante elas são para nós. Por isso, eu recomendo "Manifesto pela História" de Jo Guldi para aqueles que estão interessados em conhecer mais sobre como as redes estão moldando o mundo atual. É uma leitura obrigatória, que certamente vai lhe ajudar a entender melhor o mundo contemporâneo e a história.

Além disso, este livro é também útil para aqueles que querem aprender sobre a forma como as redes afetam nossas vidas e nossa compreensão da história. Guldi explica como os conceitos de redes podem ser aplicados para ajudar a compreender a história e o modo como a história se desenvolve. Ela também explica como as redes podem ser usadas para nos ajudar a compreender a evolução da tecnologia, e a forma como ela influencia a história. Este livro também oferece uma grande variedade de informações sobre a história das redes e seus impactos no mundo contemporâneo.

Em suma, eu recomendo "Manifesto pela História" de Jo Guldi a qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre as redes e como elas estão moldando o mundo atual. É uma leitura obrigatória para aqueles que querem compreender a história, a evolução da tecnologia e o modo como as redes estão moldando nosso mundo atual. É uma leitura que certamente vai lhe ajudar a compreender melhor o mundo contemporâneo.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Manifesto pela história sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.