Manguebeat

O movimento musical manguebeat nasceu em Recife nos anos 1990 em meio a um período de declínioeconômico do estado pernambucano. O mangue e seus caranguejos, fonte de renda para grande parteda população, representavam o sentimento dos jovens recifenses.
Com forte viés de crítica política, as letras das músicas de Chico Science e dos garotos da NaçãoZumbi falavam das minorias, dos marginalizados e dos excluídos. Uma mistura de hip-hop com maracatu fezda batida “mangue” um som extremamente original que conquistou vários artistas, como Antônio Nóbrega,Herbert Viana, Nasi e Thaíde.
Neste livro-reportagem você irá conhecer o início da carreira de Chico Science, Fred Zero Quatro, Renato L.,Jorge du Peixe, e dos demais profissionais que fizeram do manguebeat mais que um estilo musical, uma atitude.
Outras obras da coleção Movimentos Musicais:• Funk – A batida eletrônica dos bailes cariocas que contagiou o Brasil• O fino da bossa – O programa de televisão que revolucionou a música popular brasileira

Resenha:

Eu recomendo o livro Manguebeat de Julia Bezerra. É uma leitura instrutiva e interessante. O livro é uma ode ao movimento Manguebeat, que marcou o início das transformações culturais no Nordeste brasileiro, de forma independente e com identidade regional. Julia Bezerra aborda com detalhes a trajetória do movimento Manguebeat, desde seus primórdios até a atualidade, e oferece uma ampla contextualização histórica e descrição das ações e características deste movimento. Ela apresenta a história e os bastidores de sucessos que impulsionaram o movimento, nos mostrando a realidade musical do Nordeste brasileiro e as diferentes manifestações culturais. Além disso, Julia Bezerra aborda alguns aspectos importantes da cultura, como o empreendedorismo, o empoderamento social e o uso da música como ferramenta de resistência.

Eu recomendo esta obra para todos aqueles que desejam compreender essas transformações culturais, além de se aproximar do universo da música do Nordeste brasileiro. Além de ler o livro de Julia Bezerra, recomendo também que o leitor ouça os discos lançados na época, pois isso permitirá o aprofundamento da pesquisa.

Manguebeat é um livro interessante, pois nos traz um olhar diferente para as transformações culturais no Nordeste brasileiro, de forma independente e com identidade regional. É um livro instrutivo e divertido, que mostra a importância que a cultura tem no desenvolvimento das nossas sociedades. Recomendo esta obra para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre essas transformações culturais, além de se aproximar do universo da música do Nordeste brasileiro.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Manguebeat sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.