Review: "LINGUAGEM E EXCLUSÃO SOCIAL – FUNDAMENTADO NA SOCIOLINGUÍSTICA"

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O livro "Linguagem e Exclusão Social - Fundamentado na Sociolinguística" de Adilson Motta apresenta uma abordagem importante sobre o tema da linguagem e exclusão social. Através de uma análise detalhada, o autor descreve como a linguagem exclui ou inclui indivíduos em diferentes contextos, bem como como as mudanças na linguagem têm um impacto na construção da identidade pessoal. O livro é escrito de forma acessível, tornando-se uma leitura agradável e fácil de entender. Os temas abordados são explicados em detalhes, o que torna o livro interessante e útil para quem procura entender melhor como a linguagem e a exclusão social funcionam.

O livro também apresenta informações relevantes sobre a variação linguística e o papel das relações sociais na formação da língua, assim como as consequências para o uso da língua. A abordagem sociolinguística também é discutida, permitindo que o leitor compreenda melhor como a língua funciona na prática e como ela afeta as relações interpessoais. Ao longo do livro, o autor também aborda assuntos importantes, como a discriminação linguística, as conseqüências da mudança da língua no contexto social e a importância da educação linguística para a inclusão social.

Em suma, o livro "Linguagem e Exclusão Social - Fundamentado na Sociolinguística" de Adilson Motta é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam aprender mais sobre a relação entre linguagem e exclusão social. O autor aborda o assunto de forma acessível e oferece informações importantes sobre a variedade linguística e o papel das relações sociais na formação da língua, além de discutir a abordagem sociolinguística. Portanto, recomendo este livro a quem deseja entender melhor como a linguagem e a exclusão social funcionam.

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Embasado em pesquisas de campo realizadas em julho de 2003pelos alunos da turma de Letras de Bom Jardim da UniversidadeFederal do Maranhão (PROEB – Programa de Formação deProfessores do Ensino Básico), nasce à intenção de trabalhar apresente temática como título monográfico e a partir de então,transformá-la na presente obra. A motivação maior veio daconstatação de que muitos municípios brasileiros apresentamaltos índices de analfabetismo, dentre eles o município de BomJardim, objeto de estudo do presente trabalho, atingindo, segundoo último censo, um índice de 31,48%% de analfabetos, sendo queo Estado do Maranhão detêm um indicador social de 19,1% (Ipea,2009) e 12,9% de analfabetismo funcional (IBGE-2009),enquanto o Nordeste apresenta 18,7% de analfabetos plenos e31,48% de analfabetismo funcional (Ipea, 2009). Verifica-se aí adiscrepância no percentual de analfabetos em contraste com amédia nacional que é 9,7% (Ipea, 2009) e 10,7% de analfabetosfuncionais. Pesquisas de campo realizadas (orientadas pelaprofessora Terezinha Baldez da UFMA, de caráter fonéticofonológico)apontam que o analfabetismo e o baixo nível deescolaridade do indivíduo influencia em sua linguagem,distanciando-o da linguagem padrão, que rege as relações formaisno âmbito das relações sociais, havendo consequentemente umapossível exclusão social do indivíduo, frente às exigênciasformais de um mercado de trabalho competitivo e concursivo.Vindo tal fato a repercutir nas estruturas sociais, representandoum desarme a cidadania e um obstáculo ao desenvolvimentosócio-político, econômico e cultural, contribuindo deste modopara a formação de uma “sociedade marginal”.É através da linguagem que uma sociedade se interage eretrata o conhecimento, relações e entendimento de si mesma edo mundo que a rodeia. É na linguagem que se refletem aidentificação e a diferenciação de estratos sociais, faixa etária,gêneros, graus de escolaridade etc. Pelo exposto, observa-se que é de dentro da e pela linguagem que indivíduo e sociedade sedeterminam mutuamente.Fundamentado na sociolinguística, este trabalho visaconscientizar sobre as consequências que a “linguagem”,influenciada pelo analfabetismo e o baixo nível de escolaridade,produz na vida pessoal e social do indivíduo e da comunidade.Segundo pesquisas realizadas em um dos municípiosbrasileiros ( Bom Jardim-MA) no período de julho de 2003, nazona urbana e rural, ficou percebido que os indivíduosanalfabetos e com baixo nível de escolaridade têm dificuldadespara se inserirem no mercado formal de trabalho, são malremunerados, dificilmente conseguem promoções, encontramdificuldade para se locomoverem pelas cidades, apresentam umvocabulário “limitado” que os isola de muitas relações epossibilidades e não têm vez em grande fatia dos benefíciossociais. São protagonistas passivos na construção de sua história,antes, o poder que as rege manobra seus destinos.Nessa observação, como diz Gnerre, a língua constitui umtítulo de poder, sem ter acesso a ela o povo é facilmentemanobrado.O primeiro capítulo retrata as concepções de linguagem, dosgregos e romanos à ciência moderna e autores contemporâneos.Analisa-se também o binômio língua/sociedade, no qual procuraseesclarecer a importância e o impacto que a linguagem, em suasvariantes exerce sobre a sociedade como instrumento de relação econstrução do próprio conhecimento.No segundo capítulo verifica-se na relaçãolíngua/sociedade as implicações ideológicas que se processam vialinguagem no interior da sociedade, assim como suasconsequências no jogo das relações sócio-política.No terceiro capítulo analisa-se o preconceito e exclusão que alíngua não padrão ou estigmatizada provoca no contexto dasrelações sociais e seus efeitos no campo sócio-político,econômico e cultural.O quarto capítulo, frente a todo o exposto, é desenvolvidosob o enfoque Educação e desenvolvimento.

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