Review: "Linguagem e as âncoras da Cultura: ensaios de Hermenêutica e Sociologia: Livro I: A linguagem como instrumento da integração social e codificação do seu mistério intrínseco"
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A obra de Lucas Vollet, "Linguagem e as âncoras da Cultura: ensaios de Hermenêutica e Sociologia: Livro I: A linguagem como instrumento da integração social e codificação do seu mistério intrínseco", é um livro excepcional, onde o autor faz um percurso histórico através da hermenêutica e da sociologia para compreender a relação entre a linguagem e a cultura. O livro aborda temas como as origens da linguagem, a importância da hermenêutica para entender a cultura, a forma como a linguagem se tornou um meio de comunicação e o papel dos meios de comunicação na formação e transformação social. Vollet faz um trabalho minucioso de contextualização de cada tema, estabelecendo as bases essenciais para o entendimento da obra. Ele apresenta ideias acessíveis e competentes sobre diversos tópicos, ao mesmo tempo em que trata a complexidade das questões que envolvem a linguagem e a cultura contemporâneas.
Essa obra também aborda temas atuais como a relação entre o mundo digital, o contexto cultural e a linguagem. A análise de Vollet é extremamente perspicaz, pois ele destaca as implicações sociais das novas tecnologias e a forma como elas afetam a forma como nós nos comunicamos e nos relacionamos. O autor vai além das discussões superficiais, destacando a necessidade de se compreender a linguagem de forma profunda para melhor compreender o mundo que nos cerca. O livro revela uma visão ampla e profunda de como a linguagem pode ser usada para construir, preservar e transformar a cultura.
Vollet apresenta uma leitura obrigatória para todos aqueles interessados na compreensão da linguagem e da cultura. É um livro que deve ser lido por todos aqueles que buscam entender o papel da linguagem na construção e transformação da cultura contemporânea. É uma obra esclarecedora e instigante, que desafia o leitor a pensar de maneira diferente sobre o papel da linguagem e da cultura na formação da identidade individual e coletiva.
Altamente recomendado para aqueles interessados em linguagem, cultura, hermenêutica e sociologia, "Linguagem e as âncoras da Cultura: ensaios de Hermenêutica e Sociologia: Livro I: A linguagem como instrumento da integração social e codificação do seu mistério intrínseco", de Lucas Vollet, é um livro fascinante que oferece uma visão única da relação entre linguagem e cultura.
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(…) Fica a questão: que elemento normativo garante, financia, assegura a consolidação de uma “interpretação”, um “significado” e um “consenso”? E se não tivermos a opção fácil de apelar a um reino durkheiniano de “fatos sociais”, e nem recorrer a uma mera lista de exemplos históricos de consensos de sucesso, teremos que explicar o fundamento da dinâmica normativa de alguma outra maneira. O sociólogo pode até ser bem sucedido em diminuir as pretensões dos filósofos a dramas desnecessários, mas o custo é permanecer na parte não-dramática da questão do significado, que é também, a parte mais anódina. (…)
(…) Esses são alguns dos raros momentos no caminho profissional de um estudante de filosofia onde ele pode se orgulhar de estar à frente de seus pares. Enquanto cientistas sociais e psicólogos da segunda metade do século vinte gastaram energias caras tentando isolar a “ideologia” como um objeto malicioso, um código, representação, uma norma social ou um inconsciente, os filósofos já tinham, desde Kant, a consciência de que o que fundamenta as condições de possibilidade da representação objetiva não é, ele mesmo, representável como objeto. É claro que isso é apenas parte do que precisa ser compreendido. Pois a reconstrução do mundo subjetivo como “objeto” é o destino metafísico do homem que reconheceu que não é possível, na terra, criar nada de concreto sem sacrifício e poder social. Se o projeto de objetificação é um que diz respeito ao mais íntimo de nossos projetos humanos, é natural que quando os tentamos fazer objeto de ciência eles se dissolvam dialeticamente, como essências fugazes, ou, para a representação, não passam de mistérios, segredos, incognoscíveis. Objetificar a estrutura como os estruturalistas, portanto, seja com o propósito de Piaget – isto é, para representar a superioridade da civilização e da vida adulta sobre os primitivos e os infantes – seja com o propósito dos desconstutores ou des-estruturantes era cometer um erro parecido. Este erro era considerar a ilusão e o segredo que constituem essa tarefa do protagonismo conceitual-filosófico assim: como um objeto de estudo independente, não dialético, algo que poderia ter sido isolado in abstrato e manipulado em um laboratório, fazendo crescer “mentes” ou “relações de trabalho” onde quiséssemos que elas nascessem e, com a mesma facilidade, desenvolver vacinas ou agrotóxicos para matar “estruturas” quando não as quiséssemos mais.
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