Review: "Licitações internacionais: participação de estrangeiros e licitações realizadas com financiamento externo"

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Licitações Internacionais: Participação de Estrangeiros e Licitações Realizadas com Financiamento Externo, escrito por Rafael Wallbach Schwind, é uma obra incrível dirigida a todos os profissionais que trabalham com licitações internacionais e financiamentos externos. A obra aborda de forma reconhecida o processo de licitação internacional e os seus vários aspectos, desde a preparação da licitação, a elaboração dos contratos, a participação de estrangeiros e a influência das leis internacionais e do direito internacional nos contratos.

Schwind fornece um guia incrivelmente detalhado de todos os aspectos necessários para a negociação de contratos internacionais bem-sucedidos e de como participar de licitações internacionais com sucesso. O livro explora os principais desafios enfrentados durante o processo de licitação internacional, incluindo a organização da licitação, a avaliação dos proponentes, a preparação dos contratos, a negociação de acordos e o controle de qualidade dos contratos.

Este é um livro essencial para aqueles que querem se envolver em licitações internacionais de forma bem-sucedida. É clara e precisa na explicação de todos os tópicos relevantes, fornecendo exemplos práticos e individuais de casos de sucesso do processo de licitação internacional. Além disso, há um ótimo uso de tabelas e gráficos, que torna a leitura ainda mais clara.

É uma excelente leitura para todos aqueles que trabalham com licitações internacionais e financiamentos externos, pois fornece informações completas sobre o processo de licitação internacional e seus tópicos relacionados. Ele inclui um guia útil para qualquer pessoa envolvida em licitações internacionais, bem como ótimas informações para aqueles que procuram se envolver. Portanto, recomendo fortemente este livro para todos que trabalham com licitações internacionais e financiamentos externos.

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Há muito tempo o direito administrativo ingressou na “era do direito global”.1 Isso se evidencia mediante a observação de alguns fenômenos.
É cada vez mais frequente a influência de soluções estrangeiras no direito administrativo brasileiro. Agências reguladoras, parcerias público-privadas, regulação de essential facilities — são vários os temas que vêm sendo objeto de estudo nos últimos anos, inclusive com uma forte influência de compreensões derivadas de outros sistemas, como o da common law. A rigor, o direito administrativo brasileiro e a própria organização da Administração Pública sempre foram influenciados por compreensões adotadas em outros países. A influência francesa, por exemplo, é muito evidente ao menos desde as décadas de 60 e 70 do século passado.
Simultaneamente, há uma integração regional e internacional crescente, não só por meio da formação de blocos econômicos, mas também mediante a participação dos países em uma série de organizações internacionais. Isso demanda uma aproximação das ordens jurídicas internas, que começam a seguir certos padrões semelhantes, ainda que sem desconsiderar as peculiaridades de cada país. Basta verificar que o Brasil é signatário de um sem número de atos internacionais. As normas contidas nesses instrumentos devem ser observadas por todos os seus signatários, apesar da diversidade de ordens jurídicas de cada um deles.
Há ainda uma integração econômica de iniciativa “não estatal”, uma vez que as empresas não limitam a sua atuação ao território do seu país-sede. São frequentes os investimentos em outros países, partindo-se de uma visão global das oportunidades de negócios — inclusive no que se refere às contratações com o Poder Público.
As licitações públicas brasileiras são influenciadas por essas diretrizes.
Em termos de regulação, nota-se a busca por regras licitatórias de aplicação mais simples e menos formalista. O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) constitui um importante passo nesse sentido, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. A Lei nº 8.666 definitivamente não é a única regulação possível das licitações nem a única solução compatível com os princípios da impessoalidade e da objetividade do julgamento.2 Soluções adotadas em outros países constituem experiências interessantes, que não podem ser desconsideradas. A própria Lei nº 8.666 já contempla há muito tempo a possibilidade de realização de licitações mediante a aplicação de regras editadas por organismos internacionais (artigo 42, §5º), o que resulta na adoção de soluções procedimentais radicalmente diversas daquelas adotadas pela lei geral de licitações.

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