Review: "Level design, jogabilidade e narrativa para games"

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Eu recomendo o livro "Level design, jogabilidade e narrativa para games" de David de Oliveira Lemes. O livro proporciona um roteiro detalhado sobre como criar e desenvolver um jogo de qualidade a partir do zero. Ao usar as técnicas e ferramentas descritas no livro, você terá todas as informações necessárias para criar um jogo que seja divertido e desafiador. O livro explica tudo, desde a construção do personagem principal até o desenvolvimento da trama e das missões. O desenvolvimento da narrativa é realmente uma parte importante, pois permite que o jogador se sinta conectado à história. Além disso, o livro também explica a criação dos cenários, bem como a programação de cada elemento do jogo. O livro também aborda o assunto dos gráficos, algo que pode ajudar a tornar o jogo mais atraente.

O livro possui diversos exemplos e imagens que podem ser usados como referência para criar seu próprio produto. Esta abordagem permite que os desenvolvedores entendam melhor os processos e ferramentas necessários para criar um jogo de qualidade. O autor também discute o assunto da monetização, o que o torna uma leitura obrigatória para aqueles que desejam criar jogos profissionais.

Eu recomendo o livro "Level design, jogabilidade e narrativa para games" de David de Oliveira Lemes para qualquer pessoa interessada em criar e desenvolver jogos de qualidade. O livro possui todos os detalhes necessários para criar um jogo divertido e desafiador. Além disso, o livro contém informações sobre como monetizar o jogo, o que o torna extremamente útil para desenvolvedores que desejam criar jogos profissionais.

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Apresentar um livro sobre level design e narratividade para games é uma atividade complexa, pois muitos termos e teorias são tratados do decorrer deste livro.
Posso começar respondendo inicialmente a seguinte questão: o que é level design? Level ou nível em um jogo digital pode ser o mapa do jogo e todos os eventos que vão acontecer no seu interior. Mas não é só isso. Ao compreendermos os modos pelos quais um level design pode ser constituído, encontramos articulações entre puzzles, tasks e quests e no sentido de ampliarmos e criarmos novos desafios. Torna-se então necessário desenharmos, a partir das mecânicas do game, uma maneira de apresentar esses elementos de forma a contribuir para o processo narrativo contextualizando desafios e narrativa ao passo que evoluímos no jogar do jogo.
Você já parou para pensar que para se jogar é necessário, como em algumas situações de nossa vida pessoal, realizar procedimentos. E o que seriam esses procedimentos? Na vida ou no jogo, a ideia de realizar um procedimento está, na maioria das vezes, atrelada às ações que são determinadas por regras ou um estatuto a ser seguido.
Autores participantes:Alan Carvalho, Alexandre Braga, Aline Antunes, Cristiano Tonéis, David de Oliveira Lemes, Diogo Cortiz, Fábio Fernandes, Fábricio Fava, Hermes Hidebrand, Jéssica Francielle, Lucas Meneguette, Luiz Carneiro, Mario Fontes, Renato de Medeiros e Thiago Mittermayer.

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