Review: "Krishnamurti na Educação"

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Eu recomendo o livro "Krishnamurti na Educação" de J. Krishnamurti. É um livro de grande valor para aqueles interessados em educação e aprendizado. O livro explora os fundamentos da educação e traz à tona as discussões sobre a forma como a educação é ensinada. Ele aborda questões como os efeitos da religião e da cultura na educação, a importância da criatividade e da consciência na aprendizagem, e como a tecnologia pode ser usada para enriquecer a educação.

Krishnamurti reflete sobre os processos de aprendizagem, ensinando que a educação é sobre mais do que apenas passar informações. Ele argumenta que para se ter uma educação de qualidade é necessário que o professor esteja em contato com a alma do aluno, e que o aluno esteja em contato com o professor. Assim, o professor e o aluno são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de um relacionamento que coloque o aluno no controle de sua própria aprendizagem.

Além disso, Krishnamurti destaca a importância da consciência na educação. Ele acredita que a consciência é uma qualidade vital para a aprendizagem. Ele argumenta que os educadores precisam entender que os alunos têm a capacidade de desenvolver consciência e que é essencial para o processo de aprendizagem. Ele enfatiza que é importante para os educadores trabalharem com o aluno para criar um ambiente educacional consciente.

No geral, este livro é uma leitura obrigatória para qualquer educador. Mostra claramente que a educação não é algo mero, mas algo que deve ser abordado em profundidade. É uma leitura enriquecedora e permitirá que o leitor reflita sobre a educação e sobre o processo de aprendizagem como um todo.

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Este livro é o resultado de conversas e discussões realizadas na Índia por J. Krishnamurti junto com estudantes e professores na Escola Rishi Valley, em Andhra Pradesh, e na Escola Rajghat, em Varanasi. Esses centros são administrados pela Fundação Krishnamurti na Índia, fundada com o intuito de criar um ambiente social onde os ensinamentos de Krishnamurti pudessem ser comunicados à criança. Krishnamurti considera a educação como sendo de importância primordial na comunicação daquilo que é o centro da transformação da mente humana e da criação de uma nova cultura. Tal transformação fundamental ocorre quando a criança, enquanto é treinada em várias habilidades e disciplinas, também adquire a capacidade de estar atenta ao processo de seu próprio pensamento, sentimento e ação. Esse estado de alerta a faz autocrítica e vigilante e, assim, estabelece uma unificação entre percepção, discriminação e ação, crucial para o amadurecimento interior de um relacionamento correto com o homem, a natureza e as ferramentas que o homem cria.
Há hoje em dia um questionamento sobre os postulados básicos da estrutura educacional e seus vários sistemas na Índia e no resto do mundo. Em todos os níveis há uma crescente percepção de que os modelos existentes falharam e que há uma total falta de conexão entre o ser humano e a complexa sociedade contemporânea. A crise ecológica e o crescente nível de pobreza, fome e violência estão forçando o homem a encarar a realidade da situação humana. Em um momento como este, é necessário haver uma abordagem completamente nova dos postulados da educação. Krishnamurti questiona as raízes de nossa cultura. Seu desafio não é apenas dirigido à estrutura da educação, mas à natureza e qualidade da mente e vida do homem. Diferente de todas as outras tentativas de salvar ou sugerir alternativas ao sistema educacional, a abordagem de Krishnamurti rompe fronteiras de determinadas culturas e estabelece uma série de valores completamente nova, a qual por sua vez pode criar uma nova civilização e uma nova sociedade.
Para Krishnamurti, uma nova mente só é possível quando o espírito religioso e a atitude científica formam uma parte do mesmo movimento de consciência – um estado no qual a atitude científica e o espírito religioso não são dois processos paralelos ou duas capacidades da mente. Eles não existem em compartimentos estanques, como dois movimentos separados que têm de se fundir, mas são um novo movimento inerente à inteligência e à mente criativa.

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