Joy Division - Closer: testamento musical

Por meio de um conteúdo que mistura ensaios históricos, ficção, relatos de processos criativos, fotografias e ilustrações, somos apresentados a narrativas inspiradas pelo disco de Ian Curtis & Cia. As emoções íntimas que afloram da audição de cada faixa de Closer invocam o drama de um jovem que sofre pelo desemprego crônico, pela falta de perspectivas, pelo isolamento e pela perda de sentido de sua existência. Essa história real inspira a construção de personagens como dona Joana, uma velha alcoólatra, verdadeira rocha que chora a ausência de um filho executado numa chacina e o casal de artistas fracassados, Tânia e Marcos.Os textos, organizados e expostos por Arlindo, e conectados ao retrospecto biográfico do Joy Division, servem como um exercício estético de ovacionar Closer em seus 40 anos. Com drama e tom pesado, e também com humor decadente e autodepreciativo – marcas de estilo do autor –, o disco é celebrado – não como uma peça mórbida, simples culto ao suicídio de Ian Curtis a inspirar outros a fazerem o mesmo –, mas como uma obra-prima que valoriza o aprendizado pela compreensão dos grandes dramas individuais e coletivos; um triunfo da vontade inspirada pela arte para superar as perdas e o sofrimento humano. Ian Curtis previu que o disco seria um fracasso. Felizmente, ele estava errado.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo o livro "Joy Division - Closer: testamento musical" de Arlindo Gonçalves. Este livro dedica-se ao clássico álbum do grupo de rock britânico Joy Division e mostra como este álbum mudou a música moderna. O livro considera o impacto dessa obra-prima e traça seu legado. É um olhar incisivo sobre a história e a influência que o álbum teve na história do rock. O livro também inclui entrevistas com músicos que conheceram e tocaram com o Joy Division ou foram influenciados por eles. As entrevistas são enriquecedoras e nos dão uma perspectiva fascinante dos bastidores do grupo. O autor também entrevista outras pessoas importantes no mundo da música para obter suas opiniões sobre o álbum e a banda. Estas entrevistas são muito informativas e nos dão uma visão completa do álbum. Além disso, o livro também oferece detalhes sobre a história da banda e a influência que eles tiveram no rock moderno. O autor também descreve as circunstâncias e as contribuições de cada membro da banda. O livro é escrito de uma forma simples e direta, mas ainda é repleto de informações importantes sobre o grupo e sobre o álbum Closer. Se você é um fã de Joy Division ou de rock em geral, este livro é uma leitura indispensável. A obra é um tributo à banda e ao álbum e é certamente uma leitura obrigatória para qualquer fã do Joy Division.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Joy Division - Closer: testamento musical sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.