Jardim de inverno

Expulsos da França, depois de dois anos de exílio em Paris, Zélia Gattai e Jorge Amado são obrigados a se mudar para a Tchecoslováquia. Jardim de inverno narra os anos de desassossego e aflição, mas também de descobertas intensas, vividos pelo casal entre 1949 e 1952.Grandes paixões se fazem, também, de experiências dolorosas. Jardim de inverno, livro que Zélia Gattai publicou em 1988, reúne parte dos momentos que ela e Jorge Amado viveram nos anos de exílio europeu. Refugiados na Tchecoslováquia, no Castelo dos Escritores, em Dobris, os dois viveram, apesar da angústia e da saudade, momentos inesquecíveis, como a viagem no célebre Transiberiano que os levou à China, na época um país indevassável, e a visita à Mongólia, terra “encravada nos confins do mundo”. São essas experiências que ajudam Zélia a reafirmar uma visão complexa da existência, em que as dores e as alegrias são o verso e o reverso de uma mesma aventura. A autora avança até o Congresso Mundial da Paz, realizado no Ceilão em 1957, onde o casal esteve ao lado de Matilde e Pablo Neruda; a Salvador de 1968, quando receberam a visita inesperada do cineasta Roman Polanski; e o ano de 1984 quando, em Paris, Jorge foi condecorado com a Legião de Honra. Ao narrar com calor e fluência, Zélia ressuscita um pouco o que se perdeu e transforma sua memória pessoal em memória coletiva, sem abdicar da atmosfera delicada de confissão e de intimidade.

Resenha:

Se você está procurando um livro romântico que vai tocar seu coração, o livro "Jardim de Inverno" de Zélia Gattai é uma ótima opção. Esta história de amor envolvente narra a vida de duas amigas, Ritinha e Tereza, amigas de infância, que se reencontram quando Ritinha volta à sua cidade natal.

Ao reencontrarem-se, elas percebem a força profunda da amizade, e é assim que a história desenvolve-se. Elas se aproximam e reatam sua amizade, dividindo seus sentimentos, segredos e sonhos. Enquanto avança a história, elas se apaixonam e passam a enfrentar as dificuldades de um relacionamento que não é aceito pela sociedade.

Zélia Gattai aborda temas como o amor incondicional entre duas amigas, o amor lésbico e como lidar com as pressões de se ser diferente. O livro tem um estilo poético e delicado, com personagens autênticos que deixam a leitura saborosa.

Ao ler "Jardim de Inverno", descubra o amor e a amizade entre Ritinha e Tereza, e como elas encaram a descoberta de um novo amor. Se você gosta de histórias românticas e poéticas, este livro certamente será um presente para você.

Zélia Gattai escreveu um livro lindo e profundo, que comove, apaixona e encanta. A história destas duas amigas que descobrem um novo amor é um presente para quem procura uma história cheia de amor e verdade. Recomendo "Jardim de Inverno" de Zélia Gattai, para todos aqueles que gostam de histórias românticas e poéticas.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Jardim de inverno sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.