Janeiro

1644. Michob Ader, chamando-se judeu errante, apareceu em Paris, onde criou uma sensação extraordinária entre todas as fileiras. Ele fingiu ter vivido mil e seiscentos anos e viajara por todas as regiões do mundo. Ele foi visitado pelos literatos da cidade, e ninguém poderia abordá-lo em um idioma que ele ignorava; ele também estava familiarizado com a história de pessoas e eventos desde a época de Cristo, para que nunca fosse confundido por questões complexas ou cruzadas; mas respondeu prontamente e sem constrangimento. Os eruditos olhavam para ele como um homem falso ou louco, mas eles se despediram dele, perplexos e surpresos. 1649. Alguns barris de pólvora explodiram e destruíram 60 casas na Tower Street, Londres. Uma criança em seu berço foi encontrada viva e sem ferimentos no telhado da igreja de Barking. O objetivo deste trabalho, como será visto, é reunir os grandes eventos de cada dia do mês, em todas as épocas, iniciando pelo mês de Janeiro na medida em que suas datas possam ser determinadas, e organizá-los cronologicamente. Foi necessário observar a brevidade em sua compilação, a fim de reduzi-la dentro de uma bússola adequada. Portanto, os avisos dos homens mais eminentes costumam ser confinados a duas ou três linhas, enquanto indivíduos de menor nota recebem ocasionalmente mais atenção, devido à ausência de referências prontas a eles nos livros. As datas estão de acordo, acredita-se, com as melhores autoridades. Foi tomado muito cuidado para fazê-lo, e nada foi inserido para o qual não havia pelo menos alguma autoridade. Ocasionalmente, os autores discordam em dias, meses e até anos, e foi necessário reconciliar, tanto quanto possível, essas discrepâncias. Em alguns casos em que datas diferentes foram especificadas e foi impossível determinar a verdadeira, o artigo foi inserido em dias diferentes, com referências cruzadas. Quando datas foram tiradas de cálculos de tempo diferentes da era cristã, deve-se entender que o dia correspondente foi feito para estar em conformidade com a nossa própria época e, consequentemente, não se pode reivindicar uma precisão perfeita. Dizem que a geografia e a cronologia são os olhos da história; ao ajudar a promover uma dessas ciências, o leitor não deixará de descobrir quão grande e variada é a quantidade de fatos reunidos, tornando o trabalho de uso para pessoas de todas as idades e vocações.

Resenha:

Recomendo o livro Janeiro de Adeilson Nogueira para aqueles que buscam uma obra de literatura moderna e autoral. Janeiro é um romance de aventura cheio de personagens variados, com uma narrativa fluida e envolvente. Nele, Adeilson Nogueira conta a história de uma jovem chamada Ana, que vive em São Paulo e decide embarcar em uma viagem para o sertão de Minas Gerais para encontrar o pai que nunca conheceu. Durante sua jornada, Ana viverá uma série de aventuras e descobertas.

A escrita de Adeilson Nogueira é poética e carregada de emoção. O leitor é capaz de sentir as paisagens descritas, bem como as personagens e seus sentimentos. O autor consegue criar uma atmosfera única e intensa, que faz com que o leitor não queira parar de ler.

O livro Janeiro também traz à tona importantes questões sociais que são frequentemente esquecidas, como a cultura local e a preservação de riquezas culturais, que acabam sendo soterradas pela modernidade. Ao longo da narrativa, o leitor vê como estas questões são tratadas com grande sensibilidade.

Recomendo Janeiro a todos aqueles que buscam uma leitura envolvente e emocionante. É uma obra que mostra um lado inexplorado do Brasil e que trata de temas relevantes da forma mais sensível possível. Um livro para abrir nossos olhos e espírito para a grandeza desconhecida que existe dentro de nós.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Janeiro sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.