Inventário do Pó

Neste livro, a cada um dos 18 temas do álbum de música eletrónica Um Argentino no Deserto, de René Bertholo, corresponde um conto. Os contos começam quando o pintor começa, em 1935, e seguem uma cronologia que se aproxima e afasta da vida dele, das pessoas em torno dele, das obras que criou, das obras que o marcaram, e dos momentos coletivos que a sua história individual intercetou. Os contos acabam quando o pintor acaba, e a música para de tocar, mas o legado do que nos deixou, perdura. Perdura também a memória do seu brincar, nas narrativas dos amigos próximos com quem a autora conversou. É isso, arte e amizade, o que continuará a dar origem a outras coisas. Este livro é uma dessas outras coisas.“Um Argentino no Deserto é o tipo de música com que Russolo e os outros futuristas sonharam, nos seus manifestos, mas que nunca realizaram/concretizaram verdadeiramente.” Brian Lavelle, Vital WeeklyEm 1982, quando René retorna a Portugal, está Joana bastante atarefada com o ofício de vir ao mundo. Joana investe num percurso em tudo similar ao de René: a António Arroio, depois as Belas-Artes, e viagens, inúmeras. São no entanto incomparáveis, os contextos que levam um e outro a partir. Em 2005, quando René parte, está Joana na Bélgica a servir imperiais num dos maiores festivais na Europa. É a primeira vez que ganha tanto dinheiro, mas tem 23 anos e vai gastar tudo a viajar. Quando os quilómetros se acumulam, e o dinheiro se esgota, improvisa um quartinho em Berlim, manda vir neve, e escreve o seu primeiro romance: Diálogos para o Fim do Mundo. Segue-se Havia, e O Lago Avesso. Retorna a Lisboa, onde passa a viajar entre colinas – o mais possível, na sua bicicleta.

Resenha:

Eu recomendo o livro Inventário do Pó de Joana Bértholo, um livro sublime que aborda a vida, as relações humanas e a complexidade da existência. A narrativa se desenvolve a partir da história de Beatriz, uma mulher que vive em uma pequena cidade do interior da Europa, onde ela precisa lidar com o passado e o presente, o que lhe permite compreender o que define a sua identidade.

Este livro é construído a partir de várias nuances de temas, indo desde o amor e a morte, até questões mais contemporâneas, como o papel da mulher na sociedade, a intolerância religiosa e o medo da mudança. Bértholo consegue abordar todos esses assuntos de uma forma poética, que nos deixa refletindo sobre as nossas próprias escolhas na vida e a complexidade das nossas relações.

Mesmo que a história se desenrole em um pequeno vilarejo, ela nos faz questionar nossas próprias atitudes e o que significa viver em um mundo onde o medo e a intolerância ainda imperam. A escrita de Bértholo é fluída, mas profunda, e nos ajuda a transcender o cenário local e mergulhar em uma visão mais universal.

Inventário do Pó é um livro essencial para todos que desejam traçar o caminho entre o passado e o futuro. É uma obra de arte que nos ajuda a olhar para dentro de nós mesmos, desafiando-nos a fazer as escolhas certas. Recomendo este livro para quem está à procura de uma leitura profunda, poética e transformadora.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Inventário do Pó sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.