Introdução ao estudo do direito

Quando uma obra alcança sucessivas edições é sinal de consagração pública, e o autor merece parabéns, pois não é comum que isso aconteça com muitos livros, principalmente no Brasil. Os meios universitários, principais promotores dessa consagração, têm nesta nova edição algumas novidades importantes, embora globalmente a obra não se tenha afastado dos programas exigidos nas diversas Faculdades, uma vez que se destina, primordialmente, a quem se inicia na tortuosa senda do aprendizado da Ciência do Direito.Foi intenção do autor aplicar neste livro o seu conceito pessoal do que deve ser uma autêntica "introdução" ao Direito que, em linhas gerais, deve conter todos os elementos necessários ao conhecimento jurídico. Para tanto, partindo das noções fundamentais para as mais complexas, deve dar ao iniciante nas letras jurídicas uma visão global do Direito, compreendendo não só os referidos conceitos, bem como aspectos sociológicos, históricos e filosóficos do jurídico; o Direito atual e o do passado, inclusive o do Brasil Colonial e o do Império, com suas primeiras Faculdades. Nessa incursão pelos vários domínios do Direito, o autor esforçou-se para ser fiel ao princípio: uma verdadeira "introdução" deve ser objetiva, estrutural e concisa. Objetiva, porque não é humanamente possível começar o aprendizado do Direito, ou de qualquer ciência, pela leitura e pelo estudo de obras de cunho filosófico e escritas em tom de elevada erudição científica. Por isso, a linguagem deste livro é a mais simples possível, sem descer, no entanto, ao nível da divulgação superficial. Estrutural, porque toda "introdução" que mereça esse nome deve, em princípio, fornecer ao aluno as vigas mestras da ciência que apresenta, possibilitando, assim voos mais altos e mais seguros, já que este passa a dispor, desde o início, de um substratum de conhecimentos essenciais ou estruturais. Finalmente, deve ser sintética, ou concisa, porque, do contrário, a "introdução" passa a "tratado"; numa palavra, "introdução" pressupõe concisão, comunicação da informação, sem os pruridos da linguagem técnica e as minúcias de quem já domina a ciência "introduzida".Leia mais

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Introdução ao Estudo do Direito" de Paulo Dourado de Gusmão. O livro é um excelente guia para aqueles que estão começando a estudar direito. O livro fornece uma introdução profunda ao estudo do direito, abordando temas como sua história e origem, seus princípios fundamentais, o sistema jurídico brasileiro, o papel do direito na sociedade, entre outros. Além disso, o livro trata de temas mais específicos, incluindo direito penal, direitos humanos, direito processual civil, direito tributário, entre outros. Todos os assuntos são abordados de forma clara, precisa e aprofundada, o que torna o livro extremamente útil para os estudantes e profissionais de direito. O livro também oferece explicações claras sobre como os princípios jurídicos afetam a vida real, por isso é útil não só para os estudantes de direito, mas também para aqueles que desejam entender como o direito afeta suas vidas.

Além disso, o livro é escrito por Paulo Dourado de Gusmão, um dos principais autores e pensadores brasileiros em matéria de direito. Sua profunda compreensão do assunto e seu estilo de escrita claro e simples tornam o livro ainda mais agradável e fácil de ler. O livro é uma excelente ferramenta para ajudar os estudantes a compreender os fundamentos do direito e também para aqueles que desejam entender melhor como o direito afeta suas vidas. Recomendo "Introdução ao Estudo do Direito" de Paulo Dourado de Gusmão a todos que estão interessados em estudar direito ou entender melhor como o direito afeta suas vidas.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Introdução ao estudo do direito sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.