Review: "Introdução a Husserl"
- Leia uma amostra Grátis
- Download do PDF
- Sinopse do Livro
- Avaliações dos Leitores
- Onde comprar?
- Livros Recomendados
CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:
Eu recomendo o livro "Introdução a Husserl" de Joaquim Xirau. Esse livro possui uma análise profunda e clara da filosofia de Husserl, fornecendo ao leitor uma compreensão detalhada do pensamento desse filósofo. O livro apresenta as principais ideias de Husserl, bem como a estrutura geral de sua filosofia. Ele discute vários tópicos importantes, como a questão da subjetividade, a noção de transcendental, os problemas da neoescolástica e o papel da fenomenologia na filosofia. Além disso, o autor explica como Husserl abordou a questão do significado e da verdade e as implicações disso para a análise filosófica. Ao longo do livro, o autor também explica como Husserl relacionou sua filosofia com outras disciplinas, como a lógica, a sociologia, a psicologia e a teoria geral da ciência. Em suma, esse livro fornece uma excelente introdução à filosofia de Husserl. É um trabalho importante para quem deseja compreender a filosofia de Husserl e também para aqueles que procuram se aprofundar nessa área. Recomendo esse livro a qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o pensamento de Husserl.
LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Introdução a Husserl sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:
Desde os seus primeiros passos, ainda na Antiguidade, quis a filosofia constituir um pensamento rigoroso, capaz de edificar as teorias mais profundas e disseminar ideias e normas estritamente racionais entre os homens. Mas nunca conseguiu cumprir plenamente tais exigências. Permaneceu, pois, vulnerável ao ataque das diversas formas de ceticismo, que no final do século XIX se multiplicavam e ampliavam sua influência. Os fundamentos da cultura europeia estavam ameaçados: o ceticismo, diz Joaquín Xirau, “corrói as raízes de qualquer concepção otimista do espírito e da cultura, destrói as bases de todo conhecimento seguro, destitui a ciência ocidental de sua situação privilegiada e singular”.
Ninguém compreendeu isso melhor do que Edmund Husserl (1859-1938). Ninguém se dedicou, como ele, a reconstruir as bases de um pensamento rigoroso. Durante toda a vida esforçou-se para retornar ao sentido originário do pensamento filosófico, abandonando pressupostos antigos, ideologias estabelecidas e aventuras metafísicas.
“Ciência, portanto, previsão; previsão, portanto, ação”, proclamava o positivismo. Cabia à ciência constatar os fatos e formular as leis de seu curso, com a filosofia renunciando a qualquer conhecimento da realidade. Foi nesse ambiente que Husserl lançou seu programa renovador. Seus trabalhos foram decisivos para alterar o lugar da filosofia no século XX. As ciências, ele dizia, são incapazes de interpretar a si mesmas; cabe à filosofia a missão de reconstruir todo o conhecimento e revelar o significado das ciências particulares.
Para encontrar uma filosofia primeira, rigorosa e sem pressupostos Husserl revalorizou uma palavra clássica, de origem grega, então considerada obsoleta: fenômeno, ou seja, o que se mostra, o que se revela, o que se manifesta por si na plenitude de sua irradiação e em virtude de sua presença originária. Os filósofos precisavam “retornar às coisas” e se ater a elas, manter a vista clara e o olhar vigilante, ver as coisas onde elas estão, destacá-las na plenitude de sua aparência.
Foi o princípio da fenomenologia, o movimento filosófico mais importante do século XX, que se propôs a resolver o antigo problema fundamental: como é possível alcançar um conhecimento objetivo? Em outras palavras, como é possível que o sujeito compreenda, com certeza e evidência, uma realidade que lhe é exterior e cuja existência é heterogênea à sua?
Foi a esse problema, em suas múltiplas dimensões, que Husserl dedicou a vida. “A filosofia não pode descansar até ter atingido começos absolutamente claros, ou seja, problemas absolutamente claros, e até ter adquirido os métodos adequados para tratar esses problemas […]. O maior passo que nossa época tem de dar é reconhecer que, com a intuição filosófica em seu sentido autêntico, ou seja, com a captação fenomenológica da essência, abre-se um infinito campo de trabalho e apresenta-se uma ciência que, sem os métodos indiretos de simbolização e matematização, sem o aparato de provas e conclusões, adquire, mesmo assim, uma quantidade de conhecimentos extremamente rigorosos, que são decisivos para toda filosofia posterior.”
César Benjamin
VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO
Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Introdução a Husserl.
Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.
O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO
Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.
Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Introdução a Husserl.
Ver reviews dos leitoresADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:
Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:
Termos Relacionados
- livro “Introdução a Husserl” comprar
- livro “Introdução a Husserl” gratis
- livro “Introdução a Husserl” ler online
- livro “Introdução a Husserl” download
- livro “Introdução a Husserl” preço
- livro “Introdução a Husserl” baixar
- livro “Introdução a Husserl” pdf
- livro “Introdução a Husserl” sinopse
- livro “Introdução a Husserl” resenha
- livro “Introdução a Husserl” baixar pdf
- livro “Introdução a Husserl” online
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ
Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Ciências Sociais e outros títulos similares à Introdução a Husserl
- Fundamentos de Antropologia – Fasciculo 14 – A Cidade e a Politica – Um ideal de excelência humana
- Bolos e bolinhos : Bolos Técnicas para preparação (1)
- Diretrizes gerais dos encontros regionais sobre planejamento: III plano setorial de educação cultura e desportos
- Raciocínio indutivo para tomar boas decisões (Insights e Dicas de Coaching Livro 1)
- Desenvolvendo um medidor de Dinamômetro MODBUS RS232 no PIC
- Análise Instrumental.: Conceitos Básicos das técnicas físico-químicas instrumentais utilizadas em caracterização química e físico- química de compostos químicos.
- Factos Notaveis da Historia Portugueza e Biographia do Marquez de Pombal
- Desenvolvendo um sistema de Alarme Comercial Por telefone com Arduino e Android programado no App Inventor
- Panorama das filosofias do século XX
- Contribuições para Implementação da Lei 10.639-2003
- A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos (Sociologia: pontos de referência)
- Turma do Interfone: Os Dez problemas de infraestrutura