Review: "Introdução a Husserl"
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Eu recomendo o livro "Introdução a Husserl" de Joaquim Xirau. Esse livro possui uma análise profunda e clara da filosofia de Husserl, fornecendo ao leitor uma compreensão detalhada do pensamento desse filósofo. O livro apresenta as principais ideias de Husserl, bem como a estrutura geral de sua filosofia. Ele discute vários tópicos importantes, como a questão da subjetividade, a noção de transcendental, os problemas da neoescolástica e o papel da fenomenologia na filosofia. Além disso, o autor explica como Husserl abordou a questão do significado e da verdade e as implicações disso para a análise filosófica. Ao longo do livro, o autor também explica como Husserl relacionou sua filosofia com outras disciplinas, como a lógica, a sociologia, a psicologia e a teoria geral da ciência. Em suma, esse livro fornece uma excelente introdução à filosofia de Husserl. É um trabalho importante para quem deseja compreender a filosofia de Husserl e também para aqueles que procuram se aprofundar nessa área. Recomendo esse livro a qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o pensamento de Husserl.
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Desde os seus primeiros passos, ainda na Antiguidade, quis a filosofia constituir um pensamento rigoroso, capaz de edificar as teorias mais profundas e disseminar ideias e normas estritamente racionais entre os homens. Mas nunca conseguiu cumprir plenamente tais exigências. Permaneceu, pois, vulnerável ao ataque das diversas formas de ceticismo, que no final do século XIX se multiplicavam e ampliavam sua influência. Os fundamentos da cultura europeia estavam ameaçados: o ceticismo, diz Joaquín Xirau, “corrói as raízes de qualquer concepção otimista do espírito e da cultura, destrói as bases de todo conhecimento seguro, destitui a ciência ocidental de sua situação privilegiada e singular”.
Ninguém compreendeu isso melhor do que Edmund Husserl (1859-1938). Ninguém se dedicou, como ele, a reconstruir as bases de um pensamento rigoroso. Durante toda a vida esforçou-se para retornar ao sentido originário do pensamento filosófico, abandonando pressupostos antigos, ideologias estabelecidas e aventuras metafísicas.
“Ciência, portanto, previsão; previsão, portanto, ação”, proclamava o positivismo. Cabia à ciência constatar os fatos e formular as leis de seu curso, com a filosofia renunciando a qualquer conhecimento da realidade. Foi nesse ambiente que Husserl lançou seu programa renovador. Seus trabalhos foram decisivos para alterar o lugar da filosofia no século XX. As ciências, ele dizia, são incapazes de interpretar a si mesmas; cabe à filosofia a missão de reconstruir todo o conhecimento e revelar o significado das ciências particulares.
Para encontrar uma filosofia primeira, rigorosa e sem pressupostos Husserl revalorizou uma palavra clássica, de origem grega, então considerada obsoleta: fenômeno, ou seja, o que se mostra, o que se revela, o que se manifesta por si na plenitude de sua irradiação e em virtude de sua presença originária. Os filósofos precisavam “retornar às coisas” e se ater a elas, manter a vista clara e o olhar vigilante, ver as coisas onde elas estão, destacá-las na plenitude de sua aparência.
Foi o princípio da fenomenologia, o movimento filosófico mais importante do século XX, que se propôs a resolver o antigo problema fundamental: como é possível alcançar um conhecimento objetivo? Em outras palavras, como é possível que o sujeito compreenda, com certeza e evidência, uma realidade que lhe é exterior e cuja existência é heterogênea à sua?
Foi a esse problema, em suas múltiplas dimensões, que Husserl dedicou a vida. “A filosofia não pode descansar até ter atingido começos absolutamente claros, ou seja, problemas absolutamente claros, e até ter adquirido os métodos adequados para tratar esses problemas […]. O maior passo que nossa época tem de dar é reconhecer que, com a intuição filosófica em seu sentido autêntico, ou seja, com a captação fenomenológica da essência, abre-se um infinito campo de trabalho e apresenta-se uma ciência que, sem os métodos indiretos de simbolização e matematização, sem o aparato de provas e conclusões, adquire, mesmo assim, uma quantidade de conhecimentos extremamente rigorosos, que são decisivos para toda filosofia posterior.”
César Benjamin
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