Review: "Infanticídio indígena (Africanidades e Indigenismo – Africanidades)"
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Eu recomendo fortemente o livro "Infanticídio Indígena (Africanidades e Indigenismo - Africanidades)" de Wilsimara Almeida Barreto Camacho. O livro é uma obra prima que aborda o tema da destruição de recursos humanos indígenas no Brasil, principalmente durante o ciclo colonial. É um livro muito bem documentado, com uma história detalhada e contextualizada dos diversos grupos indígenas brasileiros e suas relações com a sociedade colonial. A autora faz um excelente trabalho de Pesquisa e escreve de uma maneira que é fácil de seguir, com muitas fontes e informações complementares. Ela também examina como o infanticídio foi usado como forma de dominação e como isso afetou as relações entre índios e colonizadores. Além disso, ela oferece uma análise profunda dos mecanismos sociais e políticos que resultaram em tais práticas. O livro é extremamente importante para entendermos a história do Brasil e o impacto que as ações coloniais tiveram no povo indígena. É também uma obra de grande valor para quem deseja conhecer a cultura e a história dos índios brasileiros. Recomendo fortemente "Infanticídio Indígena (Africanidades e Indigenismo - Africanidades)" de Wilsimara Almeida Barreto Camacho como leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na história do Brasil e na cultura indígena.
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O ponto de tensão que despertou o interesse da autora pelo estudo é a contraposição do direito à vida, garantido constitucionalmente no Brasil e por tratados internacionais dos quais é signatário, e o direito à preservação dos costumes pelos povos indígenas, também garantido pela Constituição Brasileira e internacionalmente. Além de procurar estabelecer os marcos jurídicos, sociais e culturais para alcançar uma linha de comunicação que desse conta da complexidade da análise, também se articulou, na grade teórica jurídico-cultural, o relativismo cultural e o universalismo dos direitos humanos.
Mais do que analisar a prática do “infanticídio” e adotar uma ou outra posição entre o universalismo dos direitos humanos e o relativismo cultural, a obra dá destaque ao direito à diferença, pressuposto do relativismo cultural, que não pode representar a obrigação da diferença, impedindo o diálogo intercultural. Em uma sociedade multicultural, o reconhecimento não se restringe a simples cognição do outro por parte da consciência, mas considera a razão como “historicamente contingente”, admitindo que seu conteúdo varie ao longo de diferentes épocas, sociedades e culturas.
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