
Homens em guerra
Publicado anonimamente pela primeira vez em 1917, Homens em guerra é uma das grandes obras-primas da literatura publicadas durante a Primeira Guerra Mundial. O livro é composto por seis contos que trazem um relato pungente e ao mesmo tempo poético do horror, da loucura e do absurdo do conflito em curso.
Muitas das cenas descritas foram vividas pelo autor, Andreas Latzko (1876-1943), húngaro de expressão alemã que atuou como oficial do Exército Real do Império Austro-Húngaro. Lançado na Suíça, onde o autor se recuperava de traumatismos sofridos no front, o livro foi traduzido em várias línguas e prontamente censurado nos países envolvidos no conflito. Latzko foi identificado como autor e destituído de seu posto militar. O livro tornou-se um dos principais libelos dos militantes pacifistas na Europa.
Em texto raro sobre Latzko, de quem era entusiasta, o escritor austríaco Stefan Zweig relatou como foi a recepção de Homens em guerra na Europa: “Soltamos um grito de alegria: a verdade, acorrentada, tinha rompido suas correntes, suplantou as cem barricadas da censura, foi ouvida no mundo inteiro! Esperamos pelo livro, o livro proibido que os guardas espreitavam vigilantemente nas fronteiras para que não viesse envenenar a mentira tão bem cuidada pelo grande entusiasmo”.
A edição conta com um texto de apresentação de Stefan Zweig e um depoimento do escritor francês Romain Rolland, ambos entusiastas da literatura e da tomada de posição de Latzko. A tradução do alemão foi feita por Claudia Abeling.
Resenha:
Eu recomendo altamente o livro 'Homens em Guerra' de Andreas Latzko. É um testemunho emocionante e comovente que descreve a experiência de um soldado húngaro na Segunda Guerra Mundial. O autor relata o horror e o sofrimento que ele e seus companheiros de armas enfrentaram durante a guerra. É uma história importante que deve ser lida para nos lembrar que a guerra é cruel e destrutiva, e que seus efeitos são sentidos não apenas pelos soldados, mas também pelas famílias e comunidades que eles deixam para trás.
Andreas Latzko escreveu este livro de maneira envolvente, usando um estilo simples, mas narrativo. O autor descreve muitas cenas e emoções profundas, o que torna a leitura ainda mais emocionalmente desafiadora. O livro contém muitas descrições gráficas e angustiantes de combates e de atrocidades cometidas durante a guerra.
É um livro impactante, que nos oferece um vislumbre realista da vida em tempos de guerra. Ele nos transporta para o passado e nos permite entender o que os soldados passaram. O livro também destaca o heroísmo e a coragem dos combatentes, bem como a fraternidade de guerra que ajudou a unir os homens no campo de batalha.
Eu recomendo 'Homens em Guerra' a qualquer pessoa interessada em história, pois é um testemunho inspirador e comovente que nos ajuda a entender melhor a experiência de um soldado durante a Segunda Guerra Mundial. É um livro importante que deve ser lido para que possamos nos lembrar do que acontece quando o mundo entra em guerra.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Homens em guerra sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.