História da Nação Latino-americana

Trata-se de uma obra inédita, já que Jorge Abelardo Ramos modificou esta última edição para agregar-lhe novos textos e apreciações sobre a América Latina. A morte o surpreendeu em pleno trabalho criativo e de investigação.Neste livro nos encontramos com a grande aventura da colonização, a emancipação e as revoluções nacionais. A tragédia da América Latina em sua fragmentação em vinte Estados débeis e impotentes, submetidos ao grande poder imperial.Ainda que a bibliografia sobre a deformação econômica produzida pelo imperialismo seja enorme na América Latina, ainda não existia uma obra – nem antiga nem contemporânea – que descrevesse o processo de “balcanização” sofrido pela herança hispano-crioula desde os tempos de San Martín e Bolívar até a revolução dos tempos atuais, cujos nomes simbólicos são Juan Domingos Perón, Fidel Castro, Velazco Alvarado, Salvador Allende, Omar Torrijos, Getúlio Vargas e muitos outros.Como nasceram como Repúblicas províncias como o Uruguai, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Argentina e Equador? Como a oligarquia agrária exportadora fuzilou ou expatriou os unificadores (Bolívar, San Martín, Morazán, Artigas)? Como o pensamento marxista, o nacionalismo e o liberalismo alteraram sua natureza ao atravessarem o Atlântico e converterem-se nas mãos do poder oligárquico em produtos opostos ao seu significado natural? Finalmente, a Guerra das Malvinas e um epílogo – a pedido de Alberto Methol Ferré – onde publicamos uma conferência magistral que sintetiza seu pensamento revolucionário e unificador. Tais são os temas tratados pelo autor, lançando uma luz poderosa sobre a história e o destino de nossos povos.Victor RamosLeia mais

Resenha:

O livro História da Nação Latino-americana de Jorge Abelardo Ramos é uma excelente leitura para qualquer pessoa interessada em se aprofundar nos assuntos relacionados à América Latina. O autor explica a história da nação latino-americana desde os povos indígenas até os dias de hoje, passando pelo processo de colonização e suas consequências diretas e indiretas. Ramos também discute questões de língua e religião, bem como questões relacionadas à cultura e à economia. O livro fornece um contexto histórico e cultural valioso para um melhor entendimento da região latino-americana.

O livro também discute o impacto da colonização na América Latina, das tensões que surgiram entre colônias e metrópoles, bem como de como essas tensões se desenvolveram e se relacionaram com a independência regional. Além disso, a obra aborda e analisa a participação dos latino-americanos na Segunda Guerra Mundial, bem como as consequências da Guerra Fria na região. O livro aborda ainda a formação de novos Estados, as relações entre eles, assim como a complicada política interna. É importante destacar que a obra também discute os contínuos desafios regionais, como o desenvolvimento econômico, o meio ambiente, o desenvolvimento social, a educação e a saúde.

Enfim, História da Nação Latino-americana de Jorge Abelardo Ramos é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na América Latina. O livro fornece um contexto histórico e cultural completo e aborda com profundidade os principais acontecimentos e desenvolvimentos da região, assim como os principais problemas enfrentados atualmente. Esta obra, portanto, é indispensável para quem deseja entender melhor os desafios contemporâneos da América Latina.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro História da Nação Latino-americana sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.