História Da Filosofia
Henulitus apresentou sugestões de verdades importantes. Sua doutrina fundamental parece ter sido que tudo está em movimento perpétuo, que nada tem existência permanente e que tudo está assumindo uma nova forma ou perecendo. O princípio deste movimento perpétuo ele supôs ser o fogo, embora provavelmente não quis dizer fogo material, mas um pouco mais elevado e agente mais universal. Como quase todos os filósofos, ele desprezou a religião popular. Anaxágoras rejeitou todas as noções populares de religião, excluiu a ideia de criação e destruição, e ensinou que os átomos eram imutáveis e imperecíveis; aquele espírito, o mais puro e mais sutil de todas as coisas, deu a esses átomos o impulso pelo qual eles assumiram a forma de coisas e seres individuais; e a este impulso foi dado em movimento circular, que manteve os corpos celestes em seus cursos. Mas nenhuma de suas doutrinas ofendeu tanto ou foi considerada tão claramente uma prova de ateísmo, como sua opinião de que o sol, o deus generoso Helios, que brilha sobre mortais e imortais, era uma massa vermelha de ferro quente. Suas doutrinas tendiam poderosamente para a rápida difusão minando os princípios sobre os quais a adoração dos antigos deuses repousava e, portanto, prepararam o caminho para o triunfo subsequente do cristianismo. A Filosofia foi cultivada cedo pelos gregos, que primeiro entre todas as nações a distinguiram da religião e da mitologia. Por algum tempo, no entanto, após sua origem, estava tão distante dos pensamentos comuns e ocupações do povo, visto que a poesia estava intimamente ligada a eles. A poesia idealiza tudo o que é mais característico de uma nação; sua religião, mitologia, instituições políticas e sociais e maneiras. A Filosofia, por outro lado, começa destacando a mente a partir das opiniões e hábitos dos quais foi criada, a partir das concepções nacionais dos deuses e do universo, e das máximas tradicionais da ética e da política.
Resenha:
Eu recomendo o livro "História Da Filosofia" de Adeilson Nogueira a todos aqueles que buscam um conhecimento sobre a filosofia e seus grandes pensadores. O livro é escrito de forma organizada e concisa, cobrindo desde os primórdios da filosofia até os dias atuais. Nele, Adeilson Nogueira examina as principais obras e teorias filosóficas, bem como as várias escolas de pensamento que se desenvolveram ao longo dos séculos.
O livro apresenta uma análise detalhada das principais obras e teorias filosóficas como o pensamento de Sócrates, Platão, Aristóteles, Kant, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, entre outros. Nele, o autor explora as origens, os principais ideias e os desenvolvimentos históricos da filosofia. Ele também investiga as relações entre a filosofia e as ciências, a política, a literatura, a arte e a religião.
O livro também discute a importância da filosofia na vida moderna e sua relação com assuntos atuais na cultura, nas artes, na ciência e na política. Além disso, Adeilson Nogueira explora as contribuições da filosofia para a compreensão do mundo, bem como sua relevância para nossas vidas.
Portanto, o livro "História Da Filosofia" de Adeilson Nogueira é uma excelente fonte de informação sobre a história da filosofia e seu papel na vida moderna. Ele é escrito de forma clara e acessível, tornando-se uma obra indispensável para todos aqueles interessados em aprender mais sobre a filosofia.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro História Da Filosofia sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.