Review: "Herança do Santo Ofício"

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Eu recomendo encarecidamente o livro "Herança do Santo Ofício" de Nelson de Castro Senra. É uma obra que aborda o assunto da história do Brasil e suas relações com o Império Português ao longo dos séculos. O livro examina a longa história de relações entre o Império Português e o Brasil, começando com o descobrimento do Brasil em 1500 e indo até a abolição da escravatura em 1888. O autor usa uma variedade de fontes primárias, como os documentos oficiais da Coroa Portuguesa, documentos de imprensa e escritos de missionários, para ilustrar como a fé e a influência do Império Português se espalharam por toda a América Latina. Ele também mostra como a história do Brasil foi afetada por essa influência.

O autor discute ainda como o Império Português tentou impor o seu modo de vida, costumes e crenças sobre os brasileiros. Ele destaca a importância da Igreja Católica, bem como a influência dos missionários e dos governos portugueses no desenvolvimento do país. O livro também destaca a contribuição do Império Português para o desenvolvimento social, econômico e educacional do Brasil.

Além de fornecer informações detalhadas, o livro também oferece um olhar perspicaz sobre as relações entre o Império Português e o Brasil ao longo dos séculos. O autor usa a história para mostrar como as relações entre os dois países mudaram ao longo dos anos, desde o período colonial até o presente. O livro também fornece insights sobre as raízes culturais do Brasil e a forma como elas foram afetadas pelas relações com o Império Português.

Eu recomendo "Herança do Santo Ofício" de Nelson de Castro Senra como uma excelente fonte de informação sobre a história do Brasil, suas relações com o Império Português e a contribuição deste na formação de sua identidade. É uma obra rica e detalhada que oferece uma compreensão profunda da história do Brasil e seu relacionamento com o Império Português.

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Este livro tem por foco analisar dois processos da Inquisição portuguesa: o de Maria da Costa (1618-1624) e o de seu pai João Lopes (1618-1622), portanto, ao tempo da União Ibérica, na dinastia Filipina, que se deu entre duas dinastias portuguesas: a de Avis – quando começou a Inquisição portuguesa, no reinado de d. João III, em 1536 – e a de Bragança – quando ela foi extinta no reinado de d. João VI, em 1821. Por seus contextos, essas dinastias foram estudadas, bem assim, também a burocracia – composição e rotinas processuais – do Tribunal do Santo Ofício. Entretanto, como a instituição inquisitorial não teve início nem em Portugal, nem na Espanha, de onde a Inquisição portuguesa recebeu imediata influência, mas antes, na Idade Média, agindo contra heresias e apostasias, e só bem depois passando a perseguir os cristãos-novos acusados de judaísmo (como nos processos analisados), aventurou-se nesse surgimento, em linhas gerais, e não se deixou de abordar a Inquisição Romana, criada contra o reformismo protestante (e se aproveitou para considerar como esse movimento reformista conviveu com as práticas inquisitoriais, se as condenou ou se, ao contrário, também as praticou). E voltou-se ao presente, analisando as revisitas que a Igreja Católica universal e o Estado português – os atores de ontem – vêm fazendo em relação aos seus passados de envolvimento na instituição da Inquisição. Por fim, defende-se, o que parece saltar aos olhos, que, não obstante a palavra inquisição ter caído em desuso, sempre se viveu, e mais ainda se vive hoje, um “impulso à inquisição”, num crescendo de crueldade, seja no próprio âmbito dos estados (poder civil), ao arrepio dos limites legais, esgarçando a violência legítima que lhes cabe, seja às suas margens, sem seus controles, ou até com suas conivências irresponsáveis.

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