Guerras Germânicas

As primeiras campanhas imperiais na Germânia (12 a.C. a 16 d.C.) foram uma série de conflitos entre as tribos germânicas e o Império Romano. As tensões entre as tribos germânicas e os romanos começaram em 17 a.C. com Clades Lolliana, onde a 5ª Legião sob Marcus Lollius foi derrotada pelas tribos Sugambri, Usipetes e tencteros. O imperador de Roma, Augusto, respondeu desenvolvendo rapidamente a infraestrutura militar em toda a Gália. Seu general Nero Claudius Drusus começou a construir fortes ao longo do Reno em 13 a.C. e lançou uma campanha de retaliação através do Reno em 12 a.C. Drusus liderou mais três campanhas contra as tribos germânicas nos anos 11–9 a.C. Para a campanha de 10 a.C., ele foi comemorado como o romano que viajou para o extremo leste do norte da Europa. Os generais sucessores continuariam atacando através do Reno até 16 d.C., notadamente Publius Quinctilius Varus em 9 d.C. Durante a viagem de volta de sua campanha, Varus foi traído por Armínio, que era um aliado de Roma e líder dos Cherusci. A expansão romana na Germania Magna havia parado como resultado, e todas as campanhas imediatamente depois foram em retaliação ao Clades Variana e provar que o poderio romano ainda poderia superar as terras alemãs. O último general a liderar as forças romanas na região durante esse período foi Germanicus, filho adotivo do imperador Tibério, que, em 16 d.C., havia lançado a grande expedição militar final de Roma à Alemanha. O Império Romano não lançaria outra grande incursão na Alemanha até Marco Aurélio (r. 161-180) durante as Guerras Marcomânicas.

Resenha:

Guerras Germânicas, de Adeilson Nogueira, é um livro fascinante sobre o passado europeu. Ele conta a história de como as guerras germânicas mudaram o curso das histórias de alguns dos países mais importantes do Velho Continente. O livro fornece detalhes sobre as principais batalhas e as consequências destas guerras. Além disso, é escrito de maneira clara e objetiva para que qualquer leitor possa compreendê-lo.

Eu recomendo vivamente este livro a todos os interessados na história européia. É um leitura indispensável para entender o passado desta região e como as guerras germânicas influenciaram o seu desenvolvimento. A escrita do Adeilson é direta e fluida, o que facilita a compreensão do conteúdo.

O livro também inclui várias análises de fontes primárias, como cartas, documentos e correspondências. Os autores fazem uso destas fontes para mostrar o quão intenso foi o conflito e as consequências que ele trouxe.

Outro ponto positivo do livro é o uso de dados históricos para mostrar o quão complexas e interligadas eram as nações envolvidas na guerra. O autor explica como as guerras mudaram o curso da história das nações da Europa e como seus efeitos ainda podem ser sentidos nos dias de hoje.

Em suma, Guerras Germânicas, de Adeilson Nogueira, é uma ótima leitura para qualquer pessoa interessada na história europeia. É escrito de maneira clara e objetiva e fornece detalhes sobre as principais batalhas e as consequências destas guerras. Além disso, inclui análises de fontes primárias que ajudam a mostrar o quão complexas eram as nações envolvidas na guerra. Recomendo vivamente este livro a todos os interessados na história européia.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Guerras Germânicas sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.