Guerras Brasileiras

A história militar do Brasil compreende séculos de ações armadas no território que abrange o Brasil moderno e o papel das Forças Armadas brasileiras em conflitos e manutenção da paz em todo o mundo. Por várias centenas de anos, a área foi palco de guerras intertribais de povos indígenas. A partir do século XVI, a chegada dos exploradores portugueses levou a conflitos com os povos indígenas; um exemplo notável é a revolta da Confederação Tamoio . As revoltas esporádicas dos escravos africanos também marcaram o período colonial, com uma notável rebelião liderada por Zumbi dos Palmares. Também foram encontrados conflitos com outras nações européias – dois exemplos notáveis são o caso da França Antártica e um conflito com a Holanda no início do século XVII pelo controle de grande parte do Nordeste . Embora Portugal tenha mantido suas posses durante conflitos com outras nações, perdeu o controle da colônia após a guerra da independência brasileira, que levou ao estabelecimento do Império do Brasil. A história do Brasil após a independência é marcada pelas primeiras guerras territoriais contra seus países vizinhos, que afetaram bastante a formação das atuais fronteiras políticas. Por exemplo, a Guerra Cisplatina, travada no atual território do Uruguai, estabeleceu a independência dessa nação. O Paraguai sofreu grande redução em sua população. A guerra acentuou um desequilíbrio entre a quantidade de homens. Algumas fontes citam que 75% da população paraguaia teriam perecido ao final da Guerra. Dos cerca de 160 mil brasileiros que combateram na Guerra do Paraguai as melhores estimativas apontam cerca de 50 mil óbitos e outros mil inválidos. Outros ainda estimam que o número total de combatentes pode ter chegado a 400 mil, com sessenta mil mortos em combate ou por doenças. As forças uruguaias contaram com quase 5.600 homens, dos quais pouco mais de 3.100 morreram durante a guerra devido às batalhas ou por doenças. O conflito custou, pois, ao Brasil, quase onze anos do orçamento público anual, em valores de pré-guerra, o que permite compreender melhor o persistente déficit público nas décadas de 1870 e 1880. Também chama a atenção, nos números sobre as fontes dos recursos gastos na luta, a participação proporcionalmente pequena de empréstimos externos. O Brasil levou à guerra em torno de 139 mil homens, de um total de pouco mais de 9 milhões de habitantes, ou seja, cerca de 1.5% da população.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro de Adeilson Nogueira, "Guerras Brasileiras". Ele fornece uma ampla visão das guerras que têm sido lutadas no Brasil desde a época colonial até os dias de hoje. O livro fornece uma descrição detalhada de cada guerra, incluindo os eventos que a precederam, os personagens envolvidos e as consequências para o Brasil. Nogueira também faz um excelente trabalho de contextualizar cada guerra numa perspectiva global, abordando suas implicações na história mundial. Além disso, o livro usa muitas fontes primárias e secundárias para desenvolver sua narrativa. Isso torna o livro mais convincente e ajuda os leitores a entender melhor os eventos que levaram às guerras. Por fim, Nogueira fornece uma análise crítica das guerras, abordando os efeitos humanitários, econômicos e culturais que elas tiveram na nação brasileira. No geral, este livro oferece uma versão muito completa e detalhada das guerras brasileiras e é definitivamente recomendado para aqueles que estão interessados nesse tema.

Além disso, "Guerras Brasileiras" é uma leitura incrivelmente fascinante. Nogueira escreve com um estilo acessível e conciso, tornando a leitura agradável e direta. Ele também usa muitas ilustrações e mapas para ajudar os leitores a entender melhor os eventos que levaram às guerras. Os gráficos e tabelas também ajudam a ilustrar melhor os fatos e números presentes ao longo do livro. Finalmente, Nogueira oferece conselhos detalhados e insights úteis para quem está interessado em saber mais sobre as guerras brasileiras. Portanto, não importa se você é um estudante de história ou simplesmente um curioso - este livro é definitivamente uma leitura obrigatória.

Em suma, "Guerras Brasileiras" de Adeilson Nogueira é uma leitura incrivelmente fascinante sobre as guerras que afetaram o Brasil desde a época colonial até os dias de hoje. O livro oferece uma descrição detalhada e abrangente de cada guerra, usando fontes primárias e secundárias para desenvolver sua narrativa. Ele também usa gráficos e tabelas para ajudar os leitores a entender melhor os eventos que desencadearam as guerras e oferece conselhos e insights úteis. Por isso, eu recomendo fortemente este livro para qualquer pessoa interessada em descobrir mais sobre as guerras brasileiras.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Guerras Brasileiras sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.