Gog Magog

A barbárie e a crueldade que o título evoca nas diversas lendas e racontos religiosos são os temas centrais do novo romance de Patrícia Melo.O truculento embate com a polícia nas manifestações rotineiras de greve, o casamento tóxico com a enfermeira Marta, que gosta de fotografar seus doentes terminais, ou a realidade violenta que enfrenta na escola pública onde leciona biologia para analfabetos funcionais – que ameaçam e espancam professores com frequência assustadora – não são capazes de alterar o ethos resignado e pacífico do professor e protagonista sem nome dessa narrativa insólita. Mas os constantes ruídos provocados por Ygor, ou o senhor Ípsilon, como o professor gosta de se referir ao novo vizinho, vão acordar seu “lobo interior” e provocar uma espiral de violência e uma guerra de dimensões apocalípticas, na qual o criminoso acaba por se tornar a sua própria vítima.Com seu ritmo frenético, sua linguagem ácida, irônica e repleta de humor, Patrícia Melo penetra na mente de um homem aturdido com o mundo a sua volta, incapaz de conviver com o barulho da vida contemporânea, e constrói uma trama – e uma teoria – em torno dos efeitos que o ruído e o silêncio são capazes de produzir no comportamento humano: “Não somos só o que comemos. Somos também o que escutamos”, diz o personagem, sobre as letais capacidades de escutar, odiar e reagir.

Resenha:

Eu recomendo que leia o livro Gog Magog, de Patricia Melo. É uma obra-prima da literatura brasileira contemporânea. É uma história rica, repleta de personagens e tramas bem desenvolvidas. A narrativa de Melo é envolvente, com diálogos que nos fazem mergulhar nos personagens, suas vidas e seus dramas. Também é um livro que nos leva a pensar sobre questões importantes, como o empoderamento feminino, o direito à liberdade, à luta pelos interesses dos mais vulneráveis, bem como sobre os limites da verdade e da mentira.

O livro é construído em três partes, cada qual com o seu próprio ritmo e seu estilo próprio. Na primeira parte, conhecemos a protagonista Rosa, uma mulher forte e resiliente que busca a verdade sobre seu passado. Na segunda parte, Rosa é levada ao passado, através da memória de seus antepassados, e conhecemos as mulheres e homens que lutaram para resistir à colonização. Na terceira parte, Rosa enfrenta sua missão, batalhando para obter verdade e justiça.

Gog Magog é o último livro de Patricia Melo e é um romance profundo que merece ser lido. É escrito de forma fluída, e a autora consegue criar personagens ricos e realistas que nos envolvem de verdade. É um livro que nos ajuda a compreender nossa realidade atual, ajudando-nos a enfrentar desafios e a lutar pelo que acreditamos. É um livro que nos incentiva a buscar a verdade e a lutar por ela.

Portanto, recomendo fervorosamente a leitura de Gog Magog de Patricia Melo. É um livro profundo, intenso, rico em personagens e tramas, que nos toca profundamente e nos ajuda a refletir sobre nossas vidas. A autora consegue criar uma atmosfera única que nos envolve completamente. É uma obra-prima que nos ajuda a enfrentar os desafios da vida e a encontrar a verdade.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Gog Magog sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.