Review: "Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu gostaria de recomendar o livro "Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, bananal, 1850-1888", de Marco Aurélio dos Santos, a qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre a história da escravatura no Brasil. O livro oferece uma análise aprofundada e detalhada sobre como a escravidão afetou a região do Vale do Paraíba cafeeiro e partes adjacentes na segunda metade do século XIX, abrangendo os principais aspectos econômicos, administrativos, demográficos, políticos e culturais da sociedade na época.

A pesquisa de Marco Aurélio dos Santos é imprescindível para aqueles que desejam compreender como a escravidão afetou a história brasileira e suas consequências, além de fornecer um importante material de referência sobre a região do Vale do Paraíba cafeeiro e as relações entre senhores e escravos nessa época. O autor usa fontes primárias e fontes secundárias, incluindo registros de cartório, estatísticas de censos, estatísticas de alfândegas, fontes de imprensa e outras, para construir uma narrativa precisa e detalhada sobre a escravidão no Vale do Paraíba.

Geografia da Escravidão é uma obra que deve ser lida por todos aqueles que desejam compreender melhor a complexa história da escravatura no Brasil. É um livro rico em detalhes e repleto de informações sobre a economia, a política, a demografia e a cultura do Vale do Paraíba cafeeiro durante a segunda metade do século XIX. Indispensável para acadêmicos, historiadores e estudiosos da História brasileira, Geografia da Escravidão é altamente recomendado para todos aqueles interessados ​​em conhecer mais sobre a história da escravatura no Brasil.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888 sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

No século XIX, era corrente o dito de que o “Brasil é o Vale”. A metonímia expressava de forma cristalina o papel central que a exportação de café, concentrada nos municípios fluminenses, mineiros e paulistas da bacia do rio Paraíba do Sul, desempenhou para a construção institucional do Império do Brasil. A oferta dessa região também foi decisiva para a profunda transformação nos padrões de consumo da bebida estimulante, tornando-a quase que item obrigatório na cesta dos trabalhadores urbanos dos centros industriais da economia mundial.
O fundamento desses dois processos residiu na escravização massiva e ilegal dos africanos que aqui chegaram durantes as décadas de 1830 e 1840. Posteriormente ao fim do tráfico transatlântico, em 1850, a enorme engrenagem de exploração do trabalho humano continuou a ser alimentada pelo tráfico interno de escravos.
O município de Bananal, localizado na fronteira da província de São Paulo com a do Rio de Janeiro, esteve no coração dessa história. Com as lentes voltadas para a segunda metade do século XIX, Marco Aurélio dos Santos nos apresenta uma perspectiva altamente original para sua compreensão, por meio da análise do que ele denomina como a geografia da escravidão.
Para comandar o trabalho escravo, os senhores ordenaram o espaço das fazendas com o objetivo de impor rígidos protocolos disciplinares. A vida escrava deveria obedecer a uma ordem espacial que regularia minuciosamente seu tempo e movimento. Os escravos, no entanto, operando dentro do campo estipulado pelos senhores, procuraram a cada momento inverter a lógica espacial que lhes era imposta e, ao fazê-lo, lograram criar uma geografia alternativa àquela dos senhores. No entrechoque da geografia dos senhores e da geografia dos escravos, produziu-se a dinâmica concreta da escravidão no mundo do café.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” comprar
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” gratis
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” ler online
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” download
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” preço
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” baixar
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” pdf
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” sinopse
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” resenha
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” baixar pdf
  • livro “Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888