Review: "Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos"
- Leia uma amostra Grátis
- Download do PDF
- Sinopse do Livro
- Avaliações dos Leitores
- Onde comprar?
- Livros Recomendados
CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:
Futuro Passado: Contribuição à Semântica dos Tempos Históricos, de Reinhart Koselleck, é uma obra excepcional que oferece uma visão profunda e abrangente sobre a compreensão e representação do tempo a partir de diferentes perspectivas interdisciplinares. O livro oferece um olhar inovador sobre os processos históricos que têm sido estudados há séculos, e que são relevantes para entender a evolução da humanidade. Esta obra procura compreender como as idéias e os conceitos são influenciados pelo tempo e vice-versa, explorando as relações existentes entre o passado, o presente e o futuro. O autor fornece uma análise aprofundada e detalhada das noções de história, progresso, desenvolvimento, memória, imaginação e representação. Além disso, é interessante destacar a abordagem transdisciplinar e a ampla gama de fontes históricas utilizadas.
Recomendo o livro "Futuro Passado: Contribuição à Semântica dos Tempos Históricos" de Reinhart Koselleck para aqueles que procuram uma abordagem inovadora sobre os processos históricos. Esta obra oferece insights úteis para aqueles interessados em entender a evolução da humanidade e sua representação e influência no tempo. Além disso, o autor aborda temas relevantes como o progresso, o desenvolvimento, a memória, a imaginação e a representação. Este livro é um excelente recurso para aqueles que procuram uma visão transdisciplinar e ampla sobre os tempos históricos.
LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:
A combinação do espaço de experiências e do horizonte de expectativas de uma coletividade humana suscita a construção cultural de uma ideia específica de tempo, diferente do tempo da natureza. A história, pois, deve ser apreendida em sua própria historicidade. Koselleck rastreia principalmente o surgimento do conceito moderno de história, para ele a mais importante inovação conceitual da modernidade.
Até meados do século XVIII, o termo história (em alemão, Historie) era sempre usado no plural para designar narrativas particulares, descosidas entre si: a história da Guerra do Peloponeso, a história de Florença, a história da Igreja. A função dessas narrativas era prover exemplos de vida a serem seguidos pelos contemporâneos. O Iluminismo altera essa relação do homem com o tempo. No lugar da Historie, entra a Geschichte, termo da língua alemã que designa uma sequência unificada de eventos que, vistos como um todo, constituem a marcha da humanidade.
Toda a humanidade inclui-se agora em um único processo temporal, que contém em si a sua própria narrativa. A história torna-se o seu próprio objeto. Abre-se o caminho para a criação da filosofia da história, que pretende apreender o passado, o presente e o futuro como uma totalidade dotada de sentido. A história deixa de ser a mestra da vida. É da construção de um futuro planejado que agora se trata. Nas sociedades modernas do Ocidente, o espaço de experiências do passado e o horizonte de expectativas de futuro se dissociam, e o conceito de progresso faz sua entrada triunfal na cultura dominante.
Como diz Marcelo Jasmin na apresentação desta edição: “Se as histórias (no plural) guardavam a sabedoria acumulada pelos exemplos do passado para servir de guia à conduta presente, evitando a repetição dos erros e estimulando a reprodução do sucesso, a História (como um singular coletivo) tornou-se uma dimensão inescapável do próprio devir, obrigando toda ação social a assumir horizontes de expectativa futura (…). Não se trata tão somente de uma alteração nos significados tradicionais, mas de uma verdadeira revolução nas maneiras de se conceber a vida em geral, de imaginar o que nela é possível ou não, assim como o que dela se deve esperar. É este um dos sentidos em que a história conceitual de Reinhart Koselleck vai além da pesquisa etimológica ou filológica do conceito. Ela é uma pesquisa da consciência humana no seu enfrentamento com as condições de possibilidade da existência, daquilo que se é, e daquilo que se pode vir a ser.”
É da gênese – e dos limites – da modernidade que estamos tratando neste livro fundamental.
Reinhart Koselleck nasceu em Gorlitz, Alemanha, em 23 de abril de 1923. Terminou seu doutoramento em 1954, apresentando a tese Crítica e crise. Sua obra dedicou-se, antes de tudo, a investigar a teoria da história e os principais aspectos da história moderna e contemporânea. Foi professor nas universidades de Bochum, Heidelberg e Bielefeld. Foi co-autor do monumental Geschichtliche Grundbegriffe. Historisches Lexikon der politisch-sozialen Sprache in Deutschland, um dicionário histórico dos conceitos político-sociais fundamentais da língua alemã, em nove volumes, publicados entre 1972 e 1997, que teve como principal objetivo conhecer “a dissolução do mundo antigo e o surgimento do moderno por meio de sua apreensão conceitual”.
VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO
Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos.
Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.
O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO
Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.
Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos.
Ver reviews dos leitoresADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:
Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:
Termos Relacionados
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” comprar
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” gratis
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” ler online
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” download
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” preço
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” baixar
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” pdf
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” sinopse
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” resenha
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” baixar pdf
- livro “Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos” online
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ
Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos
- Spartacus: A história romana da revolução heroica dos escravos
- O Islão e o Ocidente A Grande Discórdia
- História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal – II
- Geografia e cultura: olhares, diálogos, resistências e contradições
- A última viagem do Lusitania
- O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios
- HISTÓRIA DOS UNIFORMES DA BRIGADA MILITAR: RIO GRANDE DO SUL- BRASIL
- Introdução à Pesquisa em História - um guia para graduandos.: Parte 1: a história e o ofício de historiador.
- Portugal Ocupado: As Invasões de Napoleão Bonaparte
- A minha segunda guerra
- Egito Antigo - Arte, Cultura e Filosofia (Discovery Publicações)
- Ladário: emancipação político administrativa