Review: "Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira (Coleção X)"

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Eu recomendo fortemente o livro “Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira”, escrito por Eduardo Oliveira. O livro oferece uma visão completa dos temas antropológicos da filosofia da educação brasileira. Ele aborda questões como: a relação entre cultura e educação; as influências indígenas; a importância da ancestralidade no processo de ensino-aprendizagem; e a contribuição do mito na construção de um conhecimento educacional sólido. O livro é um ótimo ponto de partida para quem quer explorar a filosofia da educação brasileira e seus desdobramentos.

O autor, Eduardo Oliveira, é uma referência em filosofia da educação brasileira. Ele usa uma variedade de fontes para ilustrar os temas que aborda, desde fontes acadêmicas a fontes literárias. Esta abordagem permite que o leitor entenda a complexidade dos assuntos e possa desenvolver uma análise crítica dos mesmos.

Além disso, a Coleção X desta obra é extremamente abrangente. Inclui obras que abordam as tradições culturais brasileiras, assim como os mais variados aspectos da filosofia brasileira. Isso significa que os leitores terão acesso a uma variedade de conteúdos sobre os temas abordados no livro.

Ao todo, “Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira” é um livro extremamente recomendável. Ele oferece uma visão holística sobre o tema, além de abordar questões importantes sobre a cultura brasileira. Se você está interessado em filosofia da educação brasileira e suas contribuições, esta obra certamente lhe dará um excelente ponto de partida.

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A ética dos pés que Dona Ivone Lara ensina adverte-me aqui que é com a cabeça baixa que preciso adentrar nos mistérios que a sabedoria de um grande filósofo como Eduardo Oliveira me lega.Sendo um dos maiores nomes da filosofia brasileira, adjetivamente brasileira como dizia Gerd Bornheim, sobretudo pela unidade (na multiplicidade) teórica que sua Obra apresenta, Duda parece escrever com os pés, como os caboclos que, segundo o ponto, não têm caminho pra caminhar e que, por isso, “caminha por cima das folhas, por baixo das folhas, por todo lugar”.Não tendo direção prévia, a não ser a que sua ancestralidade lhe legara, Duda, na construção desta Trilogia da ancestralidade, abre seus próprios caminhos, trilhando vias que podem nos levar a lugares que, antes, a filosofia (ocidental) nunca poderia imaginar.Também, como nos ensinam os encantados das florestas brasileiras, se “pra pisar na folha da macaia tem de saber pisar, se não pisar direito você vai escorregar”, com a escrita apresentada nesse triplo gesto de encantamento, Duda pisa de modo certeiro nas folhas da Jurema que o vento soprou nas matas. “Ele pisa firme, balanceia e sai andando”. E o vento vai soprando, as folhas vão caindo, e ele, recolhendo-as cuidadosamente, nos oferece sua beleza em forma de texto.Com seus pés descalços no chão, o filósofo da ancestralidade, com seus ensaios de filosofia africana, firma seu ponto riscado e escreve ora com o pilão, ora com o ofá, com o abebé, com a espada, o oxé, o ibiri, o opelê, o opon ou o ogó, entre tantas ferramentas de escritura que lhe são ofertadas pelos que lhe antecederam. E isso, com um estilo que consegue aliar afeto, didática e complexidade.Caboclado, Duda parece, pelo menos a mim pareceu, nos convidar: “pisa na minha aldeia, caboclo, pisa mas não bambeia”. Sua escrita encantada nos convida ao caboclamento, mas a advertência do convite, que Duda nos faz para pisar nessa aldeia de filosofias e afetos que é a trilogia da ancestralidade, a de que não podemos bambear, nos remete ao imperativo de Dona Ivone: devemos entrar nessa aldeia como quem entra, pela primeira vez, nas matas, guiados por quem veio antes e que sabe onde cada passo precisa ser dado para que o encanto não se assuste e, de nós, saia correndo para sua toca.Viva a ancestralidade! Viva Duda!
Rafael Haddock-Lobo

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