Review: "FELICIDADE, FINITUDE HUMANA E BREVIDADE DA VIDA EM SÊNECA"

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Eu recomendo o livro "Felicidade, Finitude Humana e Brevidade da Vida em Sêneca" de Nadir Antonio Pichler. É uma leitura esclarecedora e instigante do pensamento de Sêneca - um dos filósofos mais influentes da antiguidade. O autor faz um estudo aprofundado da filosofia de Sêneca e explica sua crença de que a felicidade é o resultado da tomada de consciência da finitude humana e da brevidade da vida. O livro nos ajuda a compreender melhor essas ideias de Sêneca e a ver como elas são aplicáveis no nosso próprio tempo.

O livro traz à luz os ensinamentos de Sêneca sobre a vida e a morte. Ele nos dá uma visão holística da vida como um todo e nos lembra de que não temos controle sobre ela. Ele também nos ajuda a compreender as limitações do ser humano e a aceitar a realidade de que a vida é breve. O autor explora as ideias de Sêneca de que a vida deve ser vivida com moderação e felicidade. O livro também contém muitos exemplos de como os ensinamentos de Sêneca podem ser aplicados na vida moderna.

Eu recomendo o livro "Felicidade, Finitude Humana e Brevidade da Vida em Sêneca" de Nadir Antonio Pichler a todos aqueles que desejam entender melhor a filosofia antiga de Sêneca. O livro é instigante e contém muitas informações sobre a vida, a morte e a felicidade. É uma leitura interessante para aqueles que desejam compreender melhor os ensinamentos de Sêneca e aplicá-los na prática.

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O objetivo do livro é descrever, analisar e contextualizar a felicidade, a finitude humana e a brevidade da vida em Sêneca, teses desenvolvidas de acordo com o paradigma cosmocêntrico. Sêneca foi um filósofo romano, advogado, dramaturgo, conselheiro e escritor (4 a.C. – 65 d.C.). É um dos representantes do estoicismo, uma das correntes filosóficas do mundo grego e romano. Segundo Sêneca, grande parte das pessoas ocupa o tempo da vida invejando e se corroendo com o destino e as boas ações dos outros. Por isso, sobra pouco tempo para investir e desenvolver seu projeto existencial, porque a vida é breve. Sem objetivos na vida, lançam-se por caminhos e propósitos levianos e infelizes, encontrando e colhendo desgostos, frustrações e tristezas. E o pior – poucas são as pessoas que se dão conta que escolheram uma vida pautada em projetos efêmeros. De acordo com Sêneca, quando o sábio, o filósofo, o velho consegue alcançar essa identificação, fusão e harmonia entre natureza divina, cósmica e humana, almeja a felicidade, a liberdade, a autossuficiência. Por isso, a conquista da felicidade, para o sábio, é árdua, mas é suave e harmoniosa. O livro se apropria dos tratados de Sêneca, em forma de paráfrases, análises e contextualizações, Cartas a Lucílio (Epistulae ad Lucilium) (CL), Sobre a vida feliz (De vita beata) (VF) e Sobre a brevidade da vida (De brevitate vitae) (BV) e está organizado em oito capítulos. No primeiro, intitulado Origem do estoicismo, são descritos as teses norteadoras da corrente filosófica iniciada por Zenão de Cítio, o fundador da escola, seguidas e ampliadas por Sêneca. No segundo, Natureza do cosmos e o homem e suas influências em Sêneca, analisaremos a imbricação ontológica entre o cosmos e o homem e como essa relação simétrica está subjacente no sistema ético. Depois, no terceiro, O sábio e a velhice, detalharemos a relação ética de semelhança entre o sábio e a velhice e a necessidade de, nessa fase da vida, o sábio afastar-se da multidão e dedicar-se ao ócio. No quarto, em Caminhos fundamentais para o sábio ser feliz, aprofundaremos a necessidade do sábio se dedicar ao estudo, a reflexão e a meditação filosófica. No quinto capítulo, O envelhecimento humano do sábio e o processo da morte e do morrer, daremos ênfase aos meios necessários para enfrentar, com tranquilidade, a iminência da morte. No sexto, Finitude humana, abordaremos a atitude de Sêneca de procurar desfrutar ao máximo a vida com prazer e satisfação, sem se importar com a sua duração, se a vida que ainda tem para viver for longa ou breve. Depois, no sétimo, A brevidade da vida, tese central do livro, analisaremos os fundamentos filosóficos de viver bem, isto é, a capacidade de aceitar a morte com galhardia. Por último, em O tempo da brevidade da vida, elencamos os detalhes da brevidade da vida.

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