Review: "Feitiços [Charmes]"

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Recomendo o livro "Feitiços [Charmes]" de Paul Valéry. Esta coleção de poemas e ensaios, publicada pela primeira vez em 1917, oferece aos leitores um mergulho profundo e significativo nos pensamentos de Valéry. A obra reflete com precisão a abordagem lógica e racional do autor e destaca os temas que caracterizam sua escrita, tais como a beleza, a arte, a filosofia e a natureza. Ao longo dos poemas, o leitor é levado a refletir sobre influências artísticas passadas, como música, poesia, escultura e pintura, bem como sobre a natureza e as relações humanas. O autor nos induz a pensar criticamente sobre temas como a vida, o amor, a morte e o destino humano.

A poesia e os ensaios de Valéry são envolventes e maravilhosos. Através da linguagem poética e das imagens, o autor oferece uma visão pessoal da vida e nos encoraja a buscar a beleza e a verdade, transmitindo alegria, esperança e harmonia. Os poemas de Valéry são profundos e poéticos, tocando fundo em assuntos humanos, enquanto os ensaios oferecem uma intelectualidade e erudição preservadas.

É difícil não se emocionar com os versos e as palavras de Valéry. O autor nos provoca a viajar por meio de sua arte e nos lembra de desfrutar dos nossos sentimentos e da vida. É impossível não ser tocado pela beleza e sutileza das palavras de Valéry, que nos ajudam a entender melhor os mistérios da existência humana.

Recomendo encarecidamente o livro "Feitiços [Charmes]" de Paul Valéry para aqueles que desejam viajar através do pensamento poético, filosófico e intelectual do autor. A obra oferece aos leitores um passeio emocional e uma oportunidade única de desfrutar da beleza e da sutileza das palavras de Valéry.

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Poucos autores foram tão lidos, comentados e traduzidos ao longo dos últimos cem anos quanto Paul Valéry. Contudo, só agora chega ao Brasil uma tradução completa dos seus Feitiços. Trata-se de uma obra que, após a experiência radical de A jovem parca, flutua entre diversas possibilidades poéticas que produziriam obras-primas como “O cemitério marinho”, um dos mais famosos poemas do século XX, e outros tantos como “Esboço de serpente”, “A Pítia”, “Fragmentos do Narciso”, “Os passos”.
Muitos desses poemas já haviam sido traduzidos isoladamente, mas a visão de conjunto permite sopesar o alcance da estratégia antimoderna de Valéry. Ao resgatar o artesanato do verso, ele buscava também abarcar outros modos de vida esquecidos pela tábula rasa da modernidade: a relação com a natureza, a vida dos seres míticos, o modo de existência da linguagem, a hesitação prolongada entre o som e o sentido que fecundam outros modos de sensibilidade e outras maneiras de habitar o tempo.
Claro que ao longo dos poemas, será impossível o leitor não perceber o quanto a poesia de Valéry reverbera e ressignifica a fineza de sua prosa, que ocupa parte importante do seu legado. Mas é interessante notar que Valéry é desde o início poeta, sim, um poeta que levou tão a fundo as questões do seu ofício que tocou em uma infinidade de outras questões: da guerra à cosmologia, da linguagem à política, da vida sensível ao pensamento abstrato. Tudo entra em ressonância quando levamos ao limite a potência dos nossos atos.
Mesmo para aqueles que ainda guardam a imagem de um Valéry intelectual, será interessante passear pelo ritmo dos afetos e das sensações que fluem como o mar entre o imaginário mediterrâneo e um forte de diálogo com séculos de poesia europeia. Recolhe-se aqui um savoir-vivre das variações do espírito quando este, longe de uma pureza abstrata, se coloca entre o corpo e o mundo.
Para os tradutores, aqui reverbera também uma larga tradição poética brasileira que tem entre os seus precursores figuras do porte de Drummond, João Cabral e Augusto de Campos, entre tantos outros notáveis valerianos. É no diálogo com eles que esses poemas vieram até nós, como uma experiência viva que habita a raiz da palavra “feitiço”: como um fazer, uma prática, uma técnica, mas que é atravessada pelo encanto, pelo canto, pela magia, pela capacidade de animar o mundo com outras infinitas camadas de existência.

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