Fac(s)es da grilagem na amazônia

Esta obra é resultado de uma investigação sobre o processo de grilagem na Amazônia. Partindo de fontes ainda não visitadas, produzidas pelo Serviço Nacional de Inteligência da Ditadura militar – SNI, o livro traz à tona a grilagem de terra como um problema histórico. Considerou-se que, a prática do trabalho análogo à escravidão serviu de sustentação dos projetos de "colonização" na Amazônia, estes fundamentais na perpetuação, legitimação e regularização da grilagem. Num período histórico e político marcado pelo regime civil militar, a autora coloca em movimento as fac(s)es da grilagem na Amazônia, seus desdobramentos e conflitos gerados com diversos agentes e sujeitos. Como parte de momentos da história do Brasil, as questões tratadas no livro permitiram compreender os dilemas enfrentados pelos trabalhadores (as) e a conivência, omissão e legitimação do Estado frente a grilagem e os inúmeros conflitos engendrados nesse processo. O resultado do trabalho reflete um esforço em ressaltar a importância da história e do historiador frente ao negacionismo histórico que tem marcado o tempo presente. Assim, compreender a grilagem como um problema histórico, a partir de registros produzidos pela própria ditadura, desnudou uma face autoritária da história brasileira que se quer apagar, cujo dever do historiador (a) é evidenciar.Leia mais

Resenha:

Gostaria de recomendar o livro "Fac(s)es da grilagem na Amazônia" de Cátia Franciele Sanfelice de Paula, que aborda a problemática da grilagem como um dos elementos principais de desestruturação socioambiental na Amazônia. O livro é uma obra importante para quem deseja entender o impacto das irregularidades no uso dos recursos naturais na região.

A obra fornece uma visão profunda de como os interesses econômicos se sobrepõem a necessidade de preservação dos recursos da Amazônia. Especialmente interessante é o modo como a autora aborda a coesão entre o sistema legal brasileiro e o descumprimento das leis ambientais em vigor na região.

O livro também destaca os principais atores envolvidos na grilagem na Amazônia, desde os grandes proprietários de terras até os pequenos agricultores e ribeirinhos. Além disso, a obra aborda as várias dimensões desta problemática, desde os motivos que levam as pessoas a grilar terras na região até os impactos que essas ações têm no meio ambiente e na comunidade.

Por fim, o livro oferece um olhar crítico sobre a grilagem na Amazônia e aponta para a necessidade de maior controle sobre o uso dos recursos naturais na região. Além disso, oferece uma série de recomendações para melhorar a gestão dos recursos e incentivar um uso mais eficiente destes.

Por todas essas razões, recomendo fortemente a leitura deste livro a todos aqueles que desejam entender melhor a problemática da grilagem na Amazônia. É uma obra extremamente relevante para quem quer compreender os principais problemas socioambientais da região e a forma como podem ser abordados.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Fac(s)es da grilagem na amazônia sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.